logo

Projeto "Viva o Meio Ambiente" realiza ação em praça nesta sexta

20/09/2012 17:17:00 - Jornalista: Joice Trindade

O projeto “Viva o meio ambiente” vai mobilizar os alunos da Escola Municipal Marli Vasconcelos Lemos nesta sexta-feira (21). Com atividades ligadas à conscientização e sustentabilidade, a ação acontecerá na Praça Washington Luiz, a partir das 9h30. Haverá distribuição de mudas de espécies frutíferas para motoristas e pedestres que passarem pelo local.

A previsão é que seja realizada também uma exposição dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do primeiro semestre, voltados para o tema “Meio Ambiente”, além de oficinas com garrafas pets. Todo trabalho será acompanhado pela Coordenação de Meio Ambiente da Secretaria de Educação.

Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o trabalho ambiental desenvolvido na Marli Vasconcelos Lemos serve de exemplo para outras unidades de ensino: "Além de contribuir com o contexto educacional, as ações desenvolvidas pela escola estão incentivando a conservação do meio ambiente", salienta.

Reconhecida por desenvolver diversas ações ligadas à preservação do meio ambiente, a Marli Vasconcelos Lemos é uma das pioneiras no projeto de reciclagem. Materiais como papelão, garrafas pet e óleo, são arrecadados ao longo do ano e revertidos em benefícios à própria escola. Além disso, o material é trocado por brindes concedidos pelas empresas que fazem o recolhimento do material, como a Transforma Gerenciamento de Resíduos.

- Trabalhamos com reciclagem, através de materiais doados por alunos, professores e a comunidade. O melhor é que tudo isso é revertido em benefícios da escola. A integração da comunidade escolar é motivo de orgulho para nós, disse a diretora Cláudia Márcia Tomáz da Rocha.

O “Viva Meio Ambiente” é promovido pela Autopista Fluminense, concessionária que, desde 2008 administra a BR-101. O projeto visa promover a conscientização ambiental junto a educadores e alunos de diversas escolas: “Parcerias voltadas à saúde, meio ambiente e qualidade de ensino são essenciais. Desta forma, a Educação contribui para o desenvolvimento pleno do estudante”, finalizou a subsecretária de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves.