logo

Projeto “Expedições Ecológicas” promove visitas a patrimônios naturais

17/10/2011 15:27:25 - Jornalista: Tathiana Campolina

Foto: Divulgação

Projeto Expedição Ecológica é feito no Sana, Lagoa de Imboassica, Arquipélago de Sant’Anna e Parque Atalaia

A educação ambiental tomou conta do fim de semana em Macaé. No sábado (15) cerca de 15 pessoas da Sociedade São Vicente de Paulo da Conferência Nossa Senhora da Glória participaram da Expedição Ecológica ao Arquipélago de Sant’Anna. Outro grupo de 47 pessoas da Igreja Adventista do Centro realizou a Expedição no Parque Natural Municipal Atalaia.

Atualmente a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ambiente, faz o trabalho de Expedição Ecológica em quatro ecossistemas: Sana, Lagoa de Imboassica, Arquipélago de Sant’Anna e Parque Natural Municipal Atalaia. O objetivo é levar grupos sociais e de estudantes às áreas de preservação ambiental, a fim de conscientizar as pessoas para a preservação ambiental, tornando-os multiplicadores das informações.

No sábado, o grupo dos Vicentinos pegou o barco no Iate Clube às 7h30, junto com os profissionais da Secretaria de Ambiente. Primeiro o barco subiu o Rio Macaé, até o mangue, onde suas características foram evidenciadas. Após a explicação sobre este ecossistema, a embarcação voltou e seguiu em direção ao Arquipélago de Sant’Anna. O barco parou na Ilha do Francês, onde algumas pessoas desceram até a areia. Junto com o secretário de ambiente, Maxwell Vaz, elas fizeram uma pequena limpeza na ilha, retirando garrafas, pneus, e outros materiais deixados por visitantes e depois voltaram.

- Foi sensacional. Esta é uma iniciativa louvável que deve ser extremamente divulgada, para que outros grupos possam participar e ser multiplicadores. Nós assistimos 32 famílias em Macaé e pretendemos levar as informações recebidas até elas e programar uma expedição ecológica com eles, disse o vicentino Ewerton Monteiro da Silva.

O grupo da Igreja Adventista chegou ao Parque Natural Municipal Atalaia no sábado e o dia foi voltado para as atividades religiosas na sede administrativa do local. Eles dormiram no alojamento do parque e no domingo participaram da expedição ecológica na trilha da mata atlântica.

- Queremos que a população de Macaé tenha acesso a essas áreas, que as pessoas se conscientizem e nos ajudem a preservar estes ecossistemas, a fim de garantir a sustentabilidade no município. Queremos que as pessoas utilizem esses locais com responsabilidade, isto é, que não deixem resíduos nas áreas de preservação ambiental. Acreditamos muito no trabalho de educação ambiental e queremos receber cada vez mais. Além dos estudantes, os grupos sociais são extremamente importantes, pois eles têm alto potencial de multiplicar as informações, destacou o secretário.

Para agendar uma expedição ecológica o responsável pelo grupo deve encaminhar um ofício para a Secretaria de Ambiente, ou encaminhar um e-mail para semma@macae.rj.gov.br, com nome e telefone de contato, solicitando uma data.


Fotos Relacionadas