logo

Projeto “Que lixo é esse?” faz sucesso no Sana

09/02/2012 06:38:02 - Jornalista: Tathiana Campolina

Fazer artesanato com os resíduos deixados pelos turistas que visitam as cachoeiras do Sana e realizar a educação ambiental com os visitantes e moradores da localidade. É assim que o projeto “Que lixo é esse?”, realizado pela base Operacional da Secretaria de Ambiente do Sana pretende garantir o uso sustentável da APA do Sana.

As oficinas de reciclagem e reaproveitamento dos materiais começaram em 2011 e diversos objetos são produzidos no local, como pufs de garrafas pet, boliche, jogos de dama, entre outros objetos que são doados para escolas e até mesmo para a comunidade.

- Este ano chegou um liquidificador industrial para a base. Com isso, os artesãos poderão ter mais agilidade na produção de papel marché. É muito gratificante ver um projeto como este dar certo, enfatiza o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz.

Somente no ano passado foram recolhidos cerca de 520 quilos de resíduos deixados pelos turistas, sendo que os campeões são as garrafas pet e as latas de alumínio. Em janeiro de 2012, já foram recolhidos 808 garrafas pet e 301 copos de plástico. A partir deste ano, 20% dos resíduos serão destinados ao artesanato e 80% vão para o Ecoponto Norte.

- Atualmente temos quatro agentes ambientais no Sana que fazem o monitoramento das trilhas, aborda as pessoas para conscientização ambiental e dão a destinação correta aos resíduos, destaca o secretário.

No fim do ano passado, dois estabelecimentos comerciais começaram a entregar seus resíduos recicláveis na Base Operacional da Secretaria de Ambiente no Sana.