logo

Projetos asseguram bem estar aos idosos de Macaé

23/09/2011 17:08:23 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Ana Chaffin

Idosos participam de curso de artesanato

Projetos do “Programa de Valorização do Idoso” serão mostrados no próximo dia 29, no auditório do Paço Municipal, das 13 às 17h, numa programação variada. Dentre eles, os que asseguram direitos à liberdade, ao respeito e à dignidade dos idosos de Macaé, bem como a faculdade de ir e vir e de estar em vias públicas e espaços comunitários, o que tem sido a tônica da administração Riverton Mussi. Tais projetos têm sido realizados pela secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da subsecretaria do Idoso.

A data comemorativa ao Dia Nacional e Internacional do Idoso (celebrado em 1º de outubro) irá servir para uma reflexão sobre o envelhecimento e suas dificuldades. Na oportunidade, os participantes conhecerão também as políticas públicas que têm sido executadas no município, dando oportunidade de atendimento assistencial à população idosa da cidade que, segundo o IBGE, é de 13 mil idosos.

Segundo a subsecretária Cátia Shueler, mais de cinco mil idosos de Macaé têm sido atendidos nas suas necessidades. Ela garante que, através de uma equipe multidisciplinar, composta por advogados, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais, os direitos da melhor idade, de acordo com o estatuto do idoso, são defendidos, assegurando qualidade de vida à categoria.

- Temos proporcionado atividades físicas, laborativas, produtivas, recreativas, culturais, associativas e de educação para a cidadania, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Os idosos assistidos são capacitados através das oficinas de memória, artesanato, culinária e ornamentação – disse.

Plantão – Shueler revelou que, além do desenvolvimento dos projetos, mantém um atendimento diário para apuração das denúncias que chegam na subsecretaria, através de telefonemas ou pessoalmente, sobre situações de violência contra a pessoa idosa. “Após apuradas as denúncias, imediatamente organizamos uma comissão para a visita domiciliar a fim de averiguação. Geralmente os maus tratos aos idosos são: negligencia, abandono, uso indevido do dinheiro e dos bens e torturas psicológicas”.

Programa de assistência – Milhares de idosos acamados e de menor poder aquisitivo do município têm recebido do Poder Público fraldas geriátricas, cadeiras de rodas e higiênicas, cama hospitalar e carteira interestadual, entre outros benefícios. “São idosos que não atendidos por nenhuma instituição”, disse a subsecretária

Cartilha – Durante todo este mês de setembro, a política pública executada em prol do idoso de Macaé e seus direitos estão sendo difundidos em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino, através de uma cartilha. Durante a visita realizada nas unidades de ensino, a equipe da subsecretaria conclama os estudantes a respeitar os idosos e zelar por sua dignidade. O Estatuto do Idoso também tem sido abordado nessas ocasiões.

________________________________________________________________


Fotos Relacionadas