Mais de 150 profissionais participam na próxima quarta-feira, dia 30, da cerimônia de conclusão dos cursos de Matemática, Alfabetização e Língua Portuguesa, ministrados pelo programa Pró-Letramento. O programa de formação continuada dos educadores da rede municipal de ensino é uma parceria do Ministério da Educação (Mec) e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. A programação será realizada na Cidade Universitária, às 9h30.
O “ Pró- Letramento”visa capacitar os profissionais , que atuam no ensino municipal com o objetivo de contribuir com a melhoria do processo ensino-aprendizagem , abrangendo a aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
Durante a cerimônia,alguns educadores participantes dos cursos, que foram selecionados pelos tutores terão a oportunidade de apresentar trabalhos e relatar experiências, que tiveram êxito nas salas de aula, após a troca de idéias e reflexões compartilhadas durante o curso.
A formação continuada é uma das prioridades da pasta. “Nossa finalidade é ministrar um ciclo de cursos e palestras, que possam atualizar e incentivar cada vez mais nossos educadores. No próximo ano letivo vamos prosseguir com esta proposta”, ressalta o Secretário de Educação, Guto Garcia.
Já a subsecretária de Educação do Ensino Fundamental, Gelda Tavares, observa que a adesão por parte dos educadores diante do programa Pro Letramento destaca o esforço e empenho dos profissionais que atuam nas escolas do município. “ Ficamos felizes com a conclusão deste programa neste ano. Este é um sinal de que de que estamos conseguindo bons resultados nas salas de aula”, destaca.
Ministrado por seis tutores, que fizeram parte de capacitação especial promovido pelo Ministério da Educação, o programa contou com a participação de 50 professores de Matemática e 104 de Linguagem. Todos eles atuam nas séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
Além disso, o Pró-Letramento a equipe da coordenação realizou um acompanhamento do desempenho dos educadores assistidos. Os cursos iniciados no mês de abril, contaram com materiais impressos e em vídeo. O material do Pró-Letramento utilizado foi elaborado por dez universidades conceituadas do país e foi subdividido em curso de Alfabetização e Linguagem e curso de Matemática.
Para a coordenadora do programa, Ângela Veiga, o Pró- Letramento colheu bons frutos. “Nossa equipe conseguir repassar reflexões sobre a prática pedagógica e inovações metodológicas para a prática no dia-a-dia educacional”, finaliza. A previsão é que novas turmas do programa Pró-Letramento sejam abertas no próximo semestre letivo.