A prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Trabalho e Renda, divulgou a primeira a lista dos aprovados para cursos gratuitos que serão oferecidos pelo Governo Municipal, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estão sendo convocados um total de 16 candidatos aprovados no curso de Almoxarife, que será ministrado pelo Senac.
Eles deverão comparecer nesta quarta-feira (6), na sede do Senac, a partir das 8 horas, para realizar a matrícula. Na oportunidade, os aprovados devem estar munidos com a carteira de identidade original. O Senac fica localizado na Rua Vereador Abreu Lima, 45, Centro.
O Governo Municipal também está chamando 27 aprovados para o curso de Eletricista Predial. Os convocados para este curso deverão se apresentar nesta quinta-feira (7) na sede do Senai, a partir das 8 horas, para efetuar a matrícula na unidade, que vai ministrar o módulo no turno da noite.
O Pronatec faz parte do Brasil Sem Miséria e tem como um dos objetivos reduzir a extrema pobreza. Todos os participantes receberão das unidades responsáveis pelos cursos, materiais didáticos e uniformes gratuitos. O Senai fica localizado na Estrada Virgem Santa, Botafogo.
Mais vagas - Também estão sendo feitas as inscrições para cursos de Soldador 6G e Auxiliar Administrativo até a próxima sexta-feira, dia 8. Os interessados podem comparecer das 9h às 16h, na sede da secretaria de Trabalho e Renda, situada à rua Télio Barreto, nº 28, Centro. Como requisitos para o preenchimento das vagas, a prefeitura de Macaé informa que os candidatos ao curso de Auxiliar Administrativo devem ter o segundo ano do Ensino Médio. Já os interessados aos demais cursos, deverão ter a escolaridade mínima de Ensino Fundamental Incompleto. Os interessados, que devem ter entre 16 e 59 anos, passarão por uma pré-inscrição, que não garantirá a matrícula efetiva, pois o candidato passará por uma análise socioeconômica, em que a equipe da coordenação realiza uma pesquisa dos dados fornecidos na ficha de cadastro.
Cada curso terá a duração de três meses e será ministrado pelas instituições consideradas de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, SENAI (Almoxarife e Soldador 6G), Eletricista Predial (IFF) e Auxiliar Administrativo (Senac), no turno da noite com aulas práticas e teóricas. A partir do mês de março, o Governo Municipal irá oferecer em ação conjunta com o Pronatec 30 novos cursos. A expectativa do Governo Municipal é atender até o final do ano de 2013 cerca de seis mil pessoas nos cursos do Pronatec, em Macaé.
Documentos - Antes de preencher a ficha de cadastro, os interessados deverão apresentar as cópias dos seguintes documentos; carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (mesmo com nome de terceiros), carteira de trabalho para comprovar se está ou não em atividade no mercado de trabalho, além do número do NIS, ou cópia do cartão do programa social em que é beneficiado.
Requisitos - O interessado ao curso deve estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único) mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Aqueles que estão desempregados, que comprovem através da carteira de trabalho, rescisão ou perfil de renda, que possa estar inserido no Cad Único, também poderão se inscrever.
Como exemplos de programas sociais que os interessados podem estar incluídos estão Bolsa Família, Renda Mínima, Brasil Carinhoso, Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti), Renda Melhor Jovem e Pró-Jovem. O interessado que não tem o cartão deverá comprovar renda familiar de meio salário mínimo por pessoa. Já as pessoas que apresentam necessidades especiais terão prioridade na ocupação das vagas da bolsa-formação, conforme previsto no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite.
No entanto, se a família interessada preencher os requisitos do Pronatec, todos os membros poderão fazer parte do curso, não havendo limite de pessoas. Além disso, caso o candidato seja beneficiário do Programa Bolsa Família, a matrícula nos cursos do Pronatec não implicará na perda de benefício. Após a conclusão dos cursos, a equipe responsável do Governo Municipal será responsável pela captação de vagas de trabalho. Para isso, a secretaria de Trabalho e Renda irá buscar oportunidades de emprego junto às empresas do município, além de cadastrar devidamente os alunos para que eles preencham atividades pertinentes aos cursos concluídos.
Segue abaixo a lista dos aprovados para as vagas de Eletricista Predial-turno noite:
1Leonardo da Conceição
2Adson Vila da Silva
3Alberto Carlos Nascimento Cardoso
4Alexsandro Narciso Agustinho
5Cristiane Soares do Nascimento
6Elias Gonçalves Espinosa
7Woshington dos Santos ferreira
8Franco Miranda Bispo
9José Máximo Dos Santos Queiroz
10Luiz Jorge Dias
11José Roberto dos Santos
12Luis Junior de Lima
13Fábio de Sousa Marques
14Robson da Silva Bastos
15Sidinei Taveira da Silva
16Paulo Moacir pereira Passos Rodrigues
17Marcelo de Lima Marins
18Luis Vitor de Sousa Pereira
19Jonatas Santos Junior
20Claudio Marcio de Souza inácio
21Marcelino Silveira da Conceição
22Claudio Gonçalves Leopoldino
23Thiago dos Santos Carvalho
24Marlécio Souza de Azevedo
25Marcos Antonio dos Santos Torres
26Adilso Viana Nunes
27Leandro cardoso de Moraes
Segue a lista dos aprovados do curso de Almoxarife;
1Marco Vinicio Silva Cerqueira
2Fábio Gomes Figueiredo
3Graziela Costa
4Patricia Aparecida Balbino da Silva
5Gilda Guimarães Alves
6 Bruna Fidélis Costa
7Luciana da Silva
8Aline de Souza Bergueirão Rodrigues
9Ana Lucia Cordeiro da Silva
10Carlos Augusto Sentineli Saraquino
11Naira de Freitas Wolloncello
12Claudia Jandira da Silva Ribeiro
13Caroline Santos de Jesus
14Rafael Gassner
15Adriana de Souza
16Roberto de Jesus Andrade