Pronta Ação promove reintegração em área central

07/02/2023 14:59:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Thiago Gadelha

Operação foi realizada com base em dados de monitoramento

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Comissão de Pronta Ação, esvaziou o espaço da linha trem, atrás do Terminal Central, no Centro de Macaé, na manhã desta terça-feira (7), como iniciativa de enfrentamento a atos ilícitos como uso e comercialização de drogas.

O objetivo da operação foi reprimir a formação de espaço que reúne dependentes químicos, em sua maioria usuários de crack. No local, foi desmontada uma barraca onde estavam seis adultos.

A operação foi realizada com base em dados de monitoramento que a Pronta Ação exerce no município a fim de manter o ordenamento urbano e a segurança pública. O fluxo de usuários foi dispersado sem confronto. Entre os dependentes flagrados na barraca, uns são moradores do município e foram orientados a retornar para as suas casas.

Os demais foram encaminhados para o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), da prefeitura, que oferece alimentação e espaço para lavarem as suas roupas e fazerem a higiene pessoal.

A Pronta Ação é da Secretaria Municipal de Ordem Pública desenvolvida pelo Grupo de Ações Operacionais (Gaop)/Guarda Civil Municipal. O trabalho é realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos e Habitação e a Polícia Militar.


“Estamos monitorando as áreas públicas, a fim de evitar que esse tipo de prática venha a se estender no município e que pessoas em situação de rua, de mendicância, possam estabelecer moradias e fazer desses locais uso de drogas e acontecimentos de ilícitos”, destacou o Secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima.


Criada em 3 de dezembro de 2014, conforme Decreto nº 241/2014, a Pronta Ação atua com o objetivo de preservar as áreas públicas e as ambientalmente frágeis, visando manter o ordenamento público e a segurança da população. O Centro Pop está localizado à Rua José Bruno de Azevedo, 99, no Centro da cidade.


Fotos Relacionadas