Foto: Flávio Sardou
O objetivo é impedir o sombreamento das praias e evitar a formação de ilhas de calor e paredões ao longo da orla
O Projeto de Lei encaminhado pelo Prefeito Dr. Aluízio à Câmara dos Vereadores com a proposta de reduzir a altura dos novos prédios da orla de Macaé já está sendo analisado pelas comissões permanentes do legislativo. A expectativa é que o projeto siga para votação em plenário nas próximas semanas.
Elaborado com base em estudos técnicos determinados pelo Prefeito, o Projeto de Lei reduz dos atuais 20 metros para no máximo 12 metros a altura dos novos prédios residenciais e comerciais que forem construídos na orla da Praia do Pecado, Cavaleiros e Praia Campista.
O objetivo é impedir o sombreamento das praias e evitar a formação de ilhas de calor e paredões ao longo da orla, zelando por uma melhor qualidade de vida para a população e preservando a utilização das praias como área de lazer e destino turístico.
De acordo com a proposta, além do novo limite de altura, os novos empreendimentos somente serão liberados para construção caso apresentem um estudo técnico que comprovem que não provocarão sombreamento nas praias.
O documento, que será obrigatório, será analisado por uma comissão especial que somente aprovará as edificações que não comprometerem as praias. O estudo também será exigido para a construção de prédios nas ruas do interior dos bairros, onde o limite máximo permanecerá o de 20 metros de altura, desde que também não interfiram na incidência do sol na orla.
De acordo com Dr. Aluízio, a medida faz parte do projeto de reordenamento da cidade, que visa impedir a ocupação desordenada dos bairros, além de atender a uma antiga reivindicação da população pela preservação da orla macaense.
“O poder público precisa, antes de tudo, zelar pela qualidade de vida da população. Esperamos com essa medida buscar a integração do desenvolvimento econômico e social da cidade, assim como a preservação de um local que se configura como um dos símbolos da cidade”, ressaltou.