Prorrogadas as inscrições para o Passe Escolar Eletrônico

21/01/2011 13:38:18 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Luiz Bispo

Cadastro de novos alunos e retirada da segunda via prosseguem até o próximo dia 28

O prazo final para cadastro no benefício do passe eletrônico para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Macaé foi prorrogado para o dia 28 deste mês. Os estudantes devem estar atentos: o cadastro é direcionado apenas aos que não têm o bilhete eletrônico e aos que precisam da segunda via. As inscrições estão sendo feitas na Estação Ferroviária ao lado do Centro de Treinamento (CT), das 8h às 16h.

Os alunos receberão seus cartões no próprio local onde realizaram a inscrição, em data ainda a ser divulgada. Os estudantes que realizaram o cadastro no ano de 2010 e não utilizaram os cartões, poderão utilizá-los no ano de 2011. Os mesmos serão recarregados automaticamente.

Quem se inscrever no passe eletrônico e na Translocar terá uma das modalidades suspensas. A Secretaria de Educação elaborará carteiras para os alunos assistidos pelo transporte da empresa. Os motoristas também terão a relação dos alunos que utilizarão o benefício.

O secretário de Educação, Guto Garcia, explicou que apesar de não receberem o passe eletrônico, os alunos do pré-I e pré-II também serão atendidos com transporte escolar. “Os estudantes desses ciclos serão atendidos pelas Kombis, que passarão a funcionar de acordo com novas normas e procedimentos de transporte”.

O cadastro é feito por um sistema online, sendo preciso apresentar declaração original de matrícula da direção da escola preenchida, assinada e encaminhada pela mesma, comprovante de residência e certidão de nascimento ou carteira de identidade. A foto do estudante é feita no próprio local.

O processo de administração do Passe Eletrônico Escolar está sob a responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com as secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia. A distribuição do passe escolar atende à Lei 2.237, de 2002. O passe é direcionado aos alunos a partir do primeiro ano de escolaridade do ensino fundamental. De acordo com a Secretaria de Educação, em 2010 mais de 19 mil alunos foram beneficiados com sistema eletrônico.