logo

Prossegue a reciclagem de resíduos na Semma

16/08/2010 14:52:34 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: LAcosta

Nesta terceira semana de agosto, denominada de Semana Vermelha, estão sendo reciclados os plásticos

Prosseguiu nesta segunda-feira (16), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a campanha interna de coleta seletiva “Preservação ambiental começa em casa”. Prevista para recolher, até o final deste mês, todo o tipo de lixo reciclável, a ação visa sensibilizar e conscientizar todos os servidores à participação voluntária de gestão de resíduos, conservação de energia e recursos naturais.

Nesta terceira semana de agosto, denominada de Semana Vermelha, estão sendo reciclados os plásticos e na última (22 a 28) - Semana Amarela, os funcionários farão a reciclagem de todos os metais. Na primeira e segunda semana deste mês (Semana Verde e Azul) foram recolhidos os vidros e papel.

- Todos estão colaborando, trazendo de suas casas o resíduo reciclável que estamos encaminhando às cooperativas de catadores da cidade. Na última sexta-feira do mês, está prevista a coleta do óleo vegetal e animal usado, que encaminharemos ao seu destino final. Por isso, muitos servidores já estão armazenando esse tipo de resíduo – destacou o chefe de gabinete Hélio de Almeida, um dos maiores incentivadores da campanha interna.

Semanas Vermelha e Amarela – Durante esta semana serão recolhidos os plásticos - sacolas, tampas, potes de alimentos, PET, garrafas de água mineral, recipientes de limpeza, higiene, PVC, sacos plásticos, brinquedos e baldes. E, na quarta semana (de 23 a 27), serão coletados os metais como latas de alumínio; latas de aço - óleo, sardinha, molho de tomate; ferragens, canos, esquadrias e arame, entre outros.

Segundo a coordenadora de Resíduos e Efluentes, a bióloga Karla Oliveira, foram recolhidos, nas duas primeiras semanas, todo o tipo de vidro e uma variedade de papéis, tais como folhas, jornais, revistas, caixas de papelão, cartolinas, cartões, envelopes, rascunhos escritos e impressos em geral. “Estamos seguindo a orientação do secretário para possamos reduzir, reutilizar e por último reciclar o lixo que produzimos”, disse.

Não recicláveis – Estão catalogados como não recicláveis os seguintes resíduos: Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis engordurados, metalizados, parafinados, plastificados, papel de fax, clipes, grampos, esponja de aço, latas de tinta ou veneno, latas de combustível, cabo de panela, tomadas, espuma e acrílicos. Quanto às lâmpadas fluorescentes, teclados de computador, pilhas e baterias, a Semma mantém anualmente campanhas de arrecadação desse tipo de resíduo dando-lhes um destino final, conforme a legislação em vigor.