logo

Prossegue neste sábado a campanha de conscientização ambiental nas praias

19/03/2010 12:29:06 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Campanha ambiental e educativa “Cuidando da nossa praia” prossegue, neste sábado, nas praias da orla sul da cidade

A campanha ambiental e educativa “Cuidando da nossa praia” prossegue, neste sábado (20), nas praias da orla sul da cidade, conscientizando os frequentadores e banhistas sobre a importância de se manter as praias limpas. O evento é promovido pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Meio Ambiente e conta com a parceria de uma rádio local.

A campanha objetiva sensibilizar e conscientizar quanto ao descarte dos resíduos sólidos que são despejados no solo e na água do mar, alertando que a decomposição desse material leva anos e pode danificar os ecossistemas terrestres e aquáticos.

O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, pontua que é preciso reduzir os resíduos sólidos para não comprometer os ecossistemas. Ele alerta para a colaboração de todos na preservação de todos os organismos.

- Nossa campanha visa sensibilizar e conscientizar os frequentadores das praias quanto ao descarte dos resíduos sólidos que são despejados no solo e na água, considerando os fatores bióticos (os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras) e os fatores abióticos (fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento). Por isso, contamos com todos nessa luta para não jogar nas areias da praia palitos de picolé, canudinhos, copos plásticos e pontas de cigarro, entre outros, que levam muito tempo para se decompor - pontuou.

Na primeira caminhada que marcou o lançamento de campanha ambiental no município, no final de janeiro deste ano, os promotores contaram com o apoio da Guarda Ambiental, Agenda 21 e do Commads. Na ocasião, foram distribuídos panfletos explicativos e sacos de lixo aos banhistas para que recolhessem seus próprios resíduos que são depositados na areia. Os participantes também recolheram uma tonelada de lixo nas areias e na restinga das praias Campista, Cavaleiros, Pecado e da Lagoa de Imboassica.

Neste sábado (20), a campanha começa às 10h, em frente ao Hotel Mercure (parceiro do evento). No local (restinga), serão plantadas mudas de árvores nativas que serão adotadas pelo Mercure para o cuidado e manutenção. Em seguida, os participantes abordarão os banhistas em toda a orla.

Segundo o radialista Carlos Magno, é preciso conscientizar mais, pois as pessoas insistem em poluir o ambiente em que vivemos.

- É por isso que insistimos na educação ambiental. No panfleto que distribuímos constam orientações para serem seguidas pelos banhistas quanto ao descarte de lixo no mar, que pode prejudicar a vida marinha, a qualidade da água e do solo, disse.

Veja o tempo de decomposição de alguns resíduos:
Casca de frutas – Um a 3 meses
Papel – Três a seis meses
Saco plástico – 30 a 40 anos
Ponta de cigarro – cinco anos
Chiclete – cinco anos
Fralda descartável – 600 anos
Palitos de madeira – seis meses