A prefeitura de Macaé continua as intervenções no Novo Eldorado, com obras avaliadas em R$ 3,5 milhões e que devem estar concluídas em quatro meses. As ações, realizadas pela secretaria executiva de Obras (Semob), têm como objetivo trazer melhor qualidade de vida aos moradores, com obras de infra-estrutura, já que a localidade sofria com a falta de saneamento básico e de escoamento da água em dias de chuva.
O Novo Eldorado está recebendo rede de água pluvial, rede de esgoto e pavimentação de ruas. As ruas transversais, calçadas com paralelepípedo, e a rua principal serão asfaltadas. O projeto inclui, ainda, a construção de uma praça, como anunciou o prefeito Riverton Mussi em sua reunião com a comunidade, na noite de 14 de março.
Para a realização das obras, o bairro foi nivelado, para melhorar o problema da falta de escoamento, o que causava as inundações nas ruas. O bairro recebeu um bueiro reforçado e mais aflorado à terra para suportar o peso do tráfego.
De acordo com o secretário de Obras, Mário Bucker, nos locais onde o lençol é aflorado, como no Novo Eldorado, não é possível se fazer o escoamento apenas com as manilhas, daí a razão da instalação do bueiro reforçado, como os utilizados em rodovias, com capacidade para suportar cargas de até 45 toneladas. O bueiro foi instalado na rua 64, no Parque Aeroporto, que faz divisa com o Novo Eldorado, e vai levar a drenagem do bairro para o canal existente na Rua 4. “O bairro não tinha saída para as águas pluviais e não estava ligado a nenhuma rede. Como a rede já existente no Parque Aeroporto não suporta mais essa carga, optamos por drenar o bairro em direção ao canal da rua 4”, explicou Mário Bucker.
O Novo Eldorado receberá 2,5 mil metros lineares de rede de água pluvial, a mesma metragem de rede de esgoto e cinco mil metros de meio-fio. O bairro já conta com rede de água potável. O projeto da praça contempla a construção de um campo de futebol, quiosques e banheiro e ainda instalação de bloquete colorido no piso e técnicas de paisagismo e jardinagem.
Novo Eldorado terá ruas interditadas devido às obras
A informação é da secretaria de Obras (Semob), através do arquiteto Leonardo Soares, que fiscaliza as obras na localidade:
“Devido às obras de pavimentação do Novo Eldorado, a partir de 9 de junho, e por o prazo de trinta dias, a rua Nelson Correia Brum, entre as ruas Tancredo Neves e Professor Antonio Alvarez Parada, assim como o prolongamento da Rua Projetada 1ª, estarão interditados para o tráfego.