A prova objetiva do Processo Seletivo Simplificado para Residência Médica, da Secretaria de Saúde, acontece na Cidade Universitária, no domingo (19), das 8h às 12h. Serão cem questões: 20 de Clínica Médica, 20 de Cirurgia Geral, 20 de Ginecologia e Obstetrícia, 20 de Pediatria e 20 de Medicina Preventiva e Social/SUS. Estarão habilitados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% do total de pontos da maior nota da prova.
As inscrições terminaram no último dia oito. Os 76 inscritos estão recebendo por e-mail o cartão de confirmação de inscrição com todos os dados do candidato, local e horário da prova. Vinte vagas são oferecidas, distribuídas em quatro especialidades, com uma novidade: a inclusão de Medicina da Família e Comunidade, com quatro vagas. No calendário de 2017, o município oferece ainda as vagas de residência em Clínica Médica (6), Pediatria (5) e Cirurgia Geral (5).
O Programa de Residência Médica da prefeitura foi implantado em 2014. A primeira turma de pediatria e clínica médica concluiu o curso no primeiro semestre de 2016. As especialidades do programa no município são todas aprovadas pela Comissão Nacional de Residência Médica. O objetivo é contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento do profissional e, consequentemente, o atendimento ao usuário.
Cerimônia de conclusão do programa de Residência Médica será na terça-feira
Já na terça-feira (21), às 10 horas, no Centro de Estudos do Hospital Público de Macaé (HPM), acontece a cerimônia de conclusão da segunda turma de formandos do Programa de Residência Médica de Macaé (2015/2017). O grupo é formado por 13 médicos, em três especialidades: cirurgia geral (4), clínica médica (6) e pediatria (3).
De acordo com o coordenador da comissão de Residência Médica (Coreme Macaé), Márcio Ximenes, a cada ano o programa implanta uma especialidade (desta vez foi cirurgia geral). A cerimônia da entrega dos certificados será presidida pelo prefeito e secretário de Saúde de Macaé, Dr. Aluízio.