logo

Provinha Brasil avalia três mil estudantes da rede

27/04/2011 17:17:36 - Jornalista: Carlos Fernandes

Cerca de três mil estudantes matriculados no segundo ano de escolaridade da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (27), da aplicação da Provinha Brasil. A avaliação aconteceu em 40 escolas e 134 turmas. Através da prova será possível verificar a aprendizagem de alunos de leitura e escrita, habilidades e competências que devem ser adquiridas na alfabetização.

A expectativa da Secretaria de Educação de Macaé (Semed) é obter bons resultados. A Provinha Brasil aconteceu em unidades da área rural e central como Interagir, Eda Moreira Daflon e Letícia Peçanha de Aguiar, que conta com 543 alunos do primeiro ao quinto ano de escolaridade.

Satisfeita, a diretora da Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar, Andrea Pereira, destacou que, assim como nos anos anteriores, a escola espera alcançar boas notas. “Desde a implementação da avaliação obtivemos um dos melhores índices diante do desenvolvimento da leitura e interpretação dos nossos estudantes”, disse a diretora.

- A intenção da prova é verificar os níveis de aprendizagem referente ao nível de alfabetização dos alunos logo no início do processo de aprendizagem -, explicou o Secretário de Educação, Guto Garcia.

A segunda etapa da Provinha Brasil será realizada em novembro com a conclusão dos índices de leitura e escrita, para que sejam adotadas medidas pedagógicas, que auxiliem na gestão do ensino.

- Através da avaliação poderemos identificar os problemas das crianças na alfabetização, auxiliar os professores a definirem estratégias pedagógicas para superá-los, apoiar a prática docente e oferecer subsídios aos profissionais da Educação, ressaltou o secretário .

A prova foi aplicada e será corrigida pelos próprios professores nos turnos da manhã e da tarde. Posteriormente, o resultado das avaliações será encaminhado para a Coordenação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com a consolidação dos resultados, a coordenação da Semed irá realizar reuniões com os profissionais de ensino como professores orientadores, diretores e orientadores para que sejam executadas ações pedagógicas que melhorem a qualidade do processo de leitura e escrita.O nome da avaliação é uma referência à Prova Brasil, também realizada pelo MEC, que avalia a qualidade do ensino nas turmas do quinto e nono anos de escolaridade.