Qualidade e organização do Mundial de Bodyboard recebem elogios dos atletas

23/11/2006 11:16:13 - Jornalista: Catarina Brust

A 25ª Etapa do Mundial de Boadyboard realizado no último final de semana em Macaé, na Praia do Pecado, pode entrar para o calendário anual da modalidade. Sucesso de público, unanimidade entre os atletas, a competição reuniu feras do bodyboard que elogiaram a infra-estrutura da cidade, a qualidade da organização e as ondas de Macaé. Na final do campeonato, o presidente da Confederação Brasileira de Bodyboard, Edimar Resende, já adiantou que trazer novamente a Etapa para Macaé.

- Há dez anos venho a Macaé e queria trazer essa competição. Esse ano o Malik Lázaro assumiu a Associação Macaense de Bodyboard e ele conseguiu trazer esse evento, que é um incentivo para o esporte na cidade, mostrando que ele tem visão para o negócio. A prefeitura, a Fesporte, Fundação Macaé de Cultura e a MacaéTur são responsáveis pela realização dessa competição. Espero que tenhamos novamente essa etapa no ano que vem, declarou Edimar Resende, presidente da Confederação Brasileira de Bodyboard.

O evento foi organizado pela prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Esportes (Fesporte), Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur) e Fundação Macaé de Cultura (FMC), e pela Associação Brasileira de Bodyboard e Associação Internacional de Bodyboard. A etapa contou com mais de 200 atletas, e também pontuou para o Circuito Mundial e Latino Americano.

O campeonato distribuiu 500 pontos para o circuito mundial e 1500 pontos no circuito brasileiro e 1250 para o circuito latino. A apuração dos resultados da competição foi feita pelo sistema beach & byte, utilizado no Mundial de Surf, na Califórnia, e na recente etapa da WCT, em Santa Catarina. O sistema informa ao atleta, que está na água, sua posição e também aumenta a emoção para o público que assiste ao evento. A pontuação e a transmissão ao vivo, do desempenho dos bodyboarders na 25ª Etapa do Circuito foi feita on line, pelo site www.abbctour.net. A Sport Tv também transmitiu a competição.

- No mundo todo, só o Brasil usa esse sistema em competições de bodyboard. Até o final do evento, na segunda-feira (20), cerca de 800 mil pessoas acessaram o site para acompanhar a competição, informou o assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Bodyboard, Flávio Brito.

O presidente da Fesporte, Alex de Moraes, adiantou que a prefeitura deverá implantar uma escolinha de bodyboard no município, no começo do ano que vem.

- Esse evento é de grande importância para a cidade, tendo em vista que uma das maiores revelações do bodyboard mundial é a macaense Jéssica Becker, que tem o patrocínio da prefeitura, através do programa Bolsa-Atleta. Nossa intenção é dar continuidade ao evento, implantando a escola de bodyboard a partir de janeiro em Macaé. O sucesso da 25ª Etapa do Mundial do Bodyboard deve-se à participação de diversas secretarias municipais, que se uniram para promover o evento, sem ônus expressivo para nenhuma delas, ressaltou Alex de Moraes.

O diretor técnico (tour manager) do Circuito Mundial de Bodyboard, Francisco Garritano, observou que Macaé tem todas as condições para comportar eventos como esse.

- Macaé tem ótima infra-estrutura para receber atletas do mundo todo e boas ondas. A macaense Jéssica Becker é uma revelação do bodyboard mundial, uma das atletas que subiram mais rápido em menos tempo. A Neymara é uma lenda feminina, que ganhou todos os eventos possíveis e imagináveis. A Jéssica desponta como uma das sucessoras de Neymara, e só o tempo vai dizer se ela tem talento para chegar lá, observou Francisco Garritano.

O baiano Uri Valadão, fez um 9.75, melhor nota da competição, na final da etapa do Mundial. Com isso, faturou a primeira colocação e o tri-campeonato brasileiro. Já a capixaba, Neymara Carvalho ficou em segundo na categoria profissional da competição, mas em primeiro no brasileiro. Naara Caroline, venceu a etapa de Macaé. A macaense Jéssica Becker, de 18 anos, ficou com o terceiro lugar e faturou o vice-campeonato brasileiro, no seu primeiro ano como profissional.

Dois macaenses faturaram os títulos de amador e júnior masculino. Douglas Becker, irmão de Jéssica, venceu a etapa na categoria amador masculino, e o também macaense, Walter Barcelos, venceu na categoria júnior. A cearense Marília Alencar ficou com o título na categoria amador feminino.