
Foto: Ana Chaffin
As matrículas devem ser realizadas nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), das 9h às 18h, na sede do órgão
A Secretaria Executiva de Qualificação Profissional de Macaé convocou os candidatos classificados como cadastro reserva e chamados na segunda chamada para matrícula do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2026. A seleção é destinada ao preenchimento de 151 vagas em sete cursos presenciais de qualificação profissional, realizados por meio de parceria com a Firjan/Senai.
Os convocados devem comparecer nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), das 9h às 18h, à sede da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional, localizada na Rua Alfredo Backer, 363 – Centro. O não comparecimento dentro do prazo estabelecido resultará em desclassificação imediata do candidato, sendo convocado, automaticamente, o próximo nome do cadastro reserva para preenchimento da vaga.
O resultado final do Processo Seletivo Simplificado está disponível no Portal da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br), onde os candidatos devem acompanhar todas as publicações oficiais e comunicados do edital.
Os cursos são ofertados por meio da parceria entre a Secretaria Executiva de Qualificação Profissional da Prefeitura de Macaé e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por intermédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação e o aprimoramento técnico dos munícipes, fortalecendo a inserção produtiva no mercado de trabalho e ampliando as oportunidades de empregabilidade no município, especialmente nos setores industriais e produtivos estratégicos para o desenvolvimento local.
As formações disponíveis são: Pintor Industrial Rolo e Trincha – 20 vagas; Mecânico de Manutenção de Equipamentos Hidropneumáticos – 20 vagas; Assistente de Produção Industrial – 24 vagas; Controlador e Programador de Produção – 27 vagas; Eletricista Predial – 20 vagas; Soldador de Aço Carbono TIG 6G – 20 vagas; Soldador de Aço Carbono TIG 6G – 20 vagas.
A segunda convocação está disponível aqui.