Foto: Rui Porto Filho
Cerca de 140 crianças da unidade escolar participaram da ação
A primeira colheita do ano do projeto “Que Mato é Esse?” na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ana Cristina Ferreira Azarany Almeida, no Lagomar, foi realizada nesta terça-feira (6). Cerca de 140 crianças do Maternal I ao Pré-II (2 a 6 anos) colocaram a mão na massa e colheram alface roxa, comum, crespa, romana, chicória, acelga, mostarda e rúcula. As verduras, plantadas em sábado letivo no mês de março, foram aproveitadas em saladas da própria escola, suco verde e até mesmo entregue aos alunos para o consumo em família.
A diretora da unidade escolar, Priscila Rangel, destacou que o projeto foi implantado na escola há um ano. “Essa é a terceira vez que realizamos a colheita desde o início das ações do projeto aqui na escola. A iniciativa contribui para o desenvolvimento pedagógico de temas como sustentabilidade e alimentação saudável. Os alunos e as famílias participam de todo o processo desde o plantio até o ensino, por exemplo, da metamorfose”, explicou a diretora.
A iniciativa, ligada à Secretaria de Saúde, existe há nove anos e atende outras unidades escolares e de saúde como a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Campo do Oeste, que realizou a primeira colheita do ano nesta segunda-feira (5).
O coordenador e responsável pela criação do projeto, Jaques Cavalcanti, revelou que a ação nasceu com objetivo de integrar a população com o contato com a terra e o cultivo do que é bom e saudável. “O benefício retorna a esse mesmo público que pode usufruir do consumo de hortaliças, verduras e vegetais cultivados”, frisou.
O projeto Que Mato é Esse conta com canteiros comunitários em dez instituições como unidades de saúde, escolas e entidades sociais. A proposta é realizar o cultivo como prática integrativa, social e educacional. Para isso, os canteiros preparados nas instituições contam com o apoio técnico para o preparo da terra, plantio e colheita. O que é colhido é aproveitado para consumo dos participantes além de ser doado a instituições sociais.