Foto: Luiz Bispo
Durante o lançamento, foram distribuídas bolsas de panos confeccionadas com material biodegradável
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Macaé lançou, na tarde desta sexta-feira (9), no pátio do supermercado ABC, localizado no Centro da cidade, o projeto "Sacolas Plásticas Não! Adote essa idéia". O objetivo principal foi incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância de não se utilizar sacolas plásticas.
Na ocasião, foram distribuídas bolsas de panos confeccionadas com material biodegradável, filipetas educativas e camisas com o slogan da campanha. Os clientes da loja aprovaram a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente como a administradora de empresas, Rosária Santos.
- A iniciativa de Prefeitura de Macaé foi formidável, pois conscientizar a população através da distribuição de sacolas de pano foi uma excelente idéia. Sugiro também que os empresários macaenses adotem essa idéia e confeccionem as sacolas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e também de Trabalho e Renda, disse.
De acordo com informações do subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, a campanha será realizada mais vezes em outros estabelecimentos comerciais do município. Ele explica que as atuais sacolas de plástico levam mais de um século para serem decompostas. A campanha "Sacolas de Plástico Não! Adote essa idéia" tem por objetivo conscientizar todos os segmentos da sociedade da importância de se mudar alguns hábitos.
Henrique diz que muitas vezes as pessoas compram um comprimido ou apenas uma latinha de cerveja ou refrigerante, e os comerciantes utilizam sacolas plásticas enormes para embalar esses produtos.
- A redução do uso destas sacolas minimiza os impactos causados pelo extrativismo e descarte. É comum usarmos sacolas para acondicionarmos produtos que poderiam estar em bolsas retornáveis, nos bolsos ou até mesmo nas mãos, enfatizou Emery.