Recadastramento e pré-cadastro do Transporte Social Universitário começa dia 15

08/01/2007 17:53:48 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura está convocando os estudantes do ensino médio/profissionalizante e universitário para o pré-cadastramento para utilização do Transporte Social Universitário (TSU). Do dia 15 de janeiro a 15 de fevereiro, os novos estudantes e os que já utilizam o transporte, deverão fazer o pré-cadastro no site da prefeitura www.macae.rj.gov.br. Depois de preencher o pré-cadastro, o estudante deverá imprimi-lo e levá-lo junto com a documentação solicitada, na sede do TSU, na secretaria Municipal de Educação (Semed), à rua Antero Perlingeiro nº 402, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Criado em 2005, através de uma iniciativa do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o Transporte Social Universitário tem como objetivo garantir aos estudantes universitários do município a oportunidade de buscar graduação em ensino superior em outras cidades. Isso porque Macaé ainda não é uma cidade universitária, situação que vai mudar em breve. A prefeitura está construindo o Complexo Universitário, para aumentar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação.

Nesses dois anos, o TSU já atendeu aproximadamente quatro mil estudantes. Atualmente estão cadastrados 3.442, que utilizam o transporte para várias diversas cidades e que cursam distintas graduações (ensino médio/profissionalizante, universitário). O transporte universitário disponibiliza 64 ônibus, que atendem 77 linhas, com destino à diversas localidades, entre elas, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Silva Jardim, Cabo Frio e Rio das Ostras. Os estudantes universitários dos distritos de Macaé que estudam na sede do município, também têm acesso ao transporte.

Os ônibus que transportam os estudantes saem diariamente e nos fins de semana. Só para Campos do Goytacazes, a prefeitura disponibliza 30 ônibus, nos três períodos: manhã, tarde e à noite.

A melhor qualificação dos jovens do município faz parte do programa do atual governo municipal. De acordo com dados estatísticos, o número de macaenses nos quadros das grandes empresas offshore instaladas no município ainda é pequeno. Os que trabalham no setor ocupam cargos de nível médio.

O TSU, vem para num primeiro instante garantir o acesso, principalmente àqueles que têm poucas condições para chegar a uma universidade. Os ônibus gratuitos contribuem para diminuir as despesas dos estudantes em outra cidade. Como contrapartida, o beneficiário do TSU é incentivado a participar mais da sociedade, através de trabalhos sociais praticando atos de cidadania. Os alunos participam de programas ou projetos realizados pela prefeitura, como o Bairro Cidadão.

As mudanças no ingresso de novos estudantes no transporte universitário foram determinadas pelo prefeito de Macaé, que pretende atender melhor as famílias mais carentes. Para se habilitar a uma vaga no programa, o estudante tem que apresentar comprovante de renda familiar (pai, mãe ou responsável).
Para quem estiver matriculado em universidade particular, o TSU vai atender prioritariamente aos candidatos de cursos que não são oferecidos pelas instituições de Macaé.

Para quem está matriculado em universidades públicas, não há restrições de cursos.

- Essa medida tem como objetivo estimular o jovem a fazer sua faculdade em Macaé, já que a prefeitura está investindo bastante neste setor, construindo o Complexo Universitário, explicou Mauro Maia Coordenador Geral TSU.

Documentação :
Documentação de pré-cadastro
01 foto 3x4
xerox e original dos seguintes documentos:
cpf, rg, título de eleitor
comprovante de residência
comprovante renda familiar
comprovante de estudos (declaração ou contrato do estabelecimento de ensino)
comprovante de vínculo com o município nos últimos 02 anos
histórico escolar