logo

Reciclar é Gol incentiva o destino correto do lixo durante o Campeonato Carioca

26/01/2011 11:59:07 - Jornalista: Assessoria Secretaria de Ambiente

Os torcedores que comparecerem às partidas do Campeonato Carioca no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, poderão participar do projeto “Reciclar é Gol”, uma parceria da prefeitura, através das secretarias de Ambiente e Limpeza Urbana, com o Macaé Esporte.

O objetivo do projeto é estimular o torcedor a levar o lixo até o seu destino final, de forma correta, e incentivá-lo a separar os resíduos para reciclagem, já que após as partidas de futebol toneladas de resíduos são deixadas nos estádios, o que cria um cenário de desordem e também geram um ônus para os serviços de limpeza pública. Normalmente esses resíduos, após sua coleta, são enviados aos aterros sanitários favorecendo a diminuição de sua vida útil e deixando de ser utilizados em benefício de cooperativas de catadores e recicladores.

Durante os jogos, além de placas e banners do projeto, o “Reciclar é Gol” contará com quatro lixeiras seletivas na entrada do estádio, além de coletores grandes, de 360 litros, de três cores diferentes: vermelho (plástico), azul (papel) e marrom (orgânicos). Todo material reciclável recolhido será encaminhado à Associação de Catadores das Malvinas.

O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, enfatizou que o projeto rompe barreiras ao levar a educação ambiental para o estádio de futebol. “Esperamos a adesão dos torcedores de todos os times, durante as partidas, para colaborarem com a coleta seletiva que estamos implantando. Com isso, pretendemos dar mais uma ajuda na preservação ambiental. Este é um projeto que todo mundo faz gol e sai ganhando”, salientou.

O secretário de Limpeza Urbana, Eduardo Jardim, convou os torcedores a abracerm o projeto. "Se cada um fizer a sua parte, todos saem ganhando", afirmou. O diretor do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, Jocimar Gomes de Oliveira (Boca), destacou a importância do projeto para o município. “Há muitos anos esperamos receber grandes times na cidade e esse projeto vem incentivar ainda mais os eventos esportivos. Os torcedores que chegam ao estádio já percebem que aqui há organização e as placas do projeto estão ajudando muito. Nos primeiros jogos já notamos que muitos torcedores jogaram os resíduos no lixo”, afirmou.

Maxwell Vaz salientou que o presidente do Macaé Esporte, Valter Luiz Bittencourt, também abraçou o projeto e está incentivando a educação ambiental dentro e fora de campo.