Foto: Juranir Badaró
Prefeitura incentiva alunos a praticar atletismo
Com o objetivo de estimular a formação de atletas na rede municipal de ensino, Macaé aderiu ao programa “Atleta na Escola”, que será direcionado aos alunos do Ensino Fundamental na faixa dos 12 aos 17 anos. A ação faz parte do Programa Nacional de Formação Esportiva Escolar. Em Macaé, sete escolas municipais fizeram a adesão ao programa.
O “Atleta na Escola” também tem as finalidades de difundir a prática desportiva entre os estudantes e fortalecer a identificação de jovens talentos numa perspectiva de formação educativa integral que eleve o desempenho escolar e esportivo dos alunos. Durante o programa, as escolas que se cadastraram vão participar de jogos escolares nas próprias unidades e pontos esportivos do município.
A etapa municipal de atletismo, que vai envolver o ensino municipal, vai acontecer na sexta-feira (16), na sede do Forte Marechal Hermes, às 8h.
A programação vai abranger as provas de 75 metros, mil metros e salto em distância para a categoria masculino e feminino na faixa de 12 a 14 anos. Já os estudantes da categoria masculino e feminino de 15 a 17 anos vão competir nas provas de cem metros e três mil metros, além de salto em distância.
Participarão alunos das unidades escolares Ciep 455 Municipalizado Maringá, Sana, Engenho da Praia, Eraldo Mussi, Generino Teotônio de Luna, Neusa Goulart Brizola e Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. Cada unidade poderá levar 36 atletas. Eles competirão para representar Macaé na etapa estadual, cuja data ainda está sendo definida. A programação também contará com finais nacionais, que serão promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Cada fase é classificatória para a etapa posterior, de modo que somente os melhores atletas de cada estado alcançam a competição nacional — Jogos Escolares da Juventude, que será promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro, para estudantes de 12 a 14 anos, e no mês de novembro para estudantes de 15 a 17 anos.
As escolas já estão treinando para concorrer à etapa municipal e representar Macaé. As atividades do programa federal foram idealizadas em virtude que o Brasil vai sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. “Macaé aderiu ao Programa de Formação Esportiva Escolar com a proposta de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos”, disse a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.
Cada escola beneficiária receberá a soma de R$ 1 mil como valor fixo, acrescido de valor variável per capita. Os recursos financeiros deverão ser empregados na aquisição de materiais e/ou contratação de serviços para realização de reparos e/ou pequenas adequações para favorecer a manutenção, conservação e melhoria das instalações físicas da escola para a realização de atividades educativas e esportivas.