Rede municipal de Macaé vai adotar Programa Escola Ativa

19/01/2011 16:05:19 - Jornalista: Grazielle De Marco

A rede municipal de Macaé vai adotar neste ano letivo o Programa Escola Ativa. Promovido pelo Ministério da Educação e implementado pela Secretaria Municipal de Macaé (Semed), a programação visa atender as salas multisseriadas, que integram crianças de séries diferentes na mesma sala de aula. O objetivo é garantir a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, principalmente dos estudantes que moram nas áreas rurais.

O município já conta com classes multisseriadas. No ano de 2010, a Secretaria Municipal de Educação registrou 12, mas com a adoção do programa do Governo Federal esta modalidade de ensino terá suporte específico. Para isso, já estão sendo elaborados encontros pedagógicos mensais com os profissionais que atuam no programa. Em Macaé, a maior parte destas salas são em escolas da zona rural, principalmente na Serra e nas proximidades de fazendas.

Para auxiliar o trabalho educativo com essas classes, o secretário de Educação, Guto Garcia, está reunindo sua equipe pedagógica para definir metodologias que contribuam com os professores destas classes.

“Devido à especificidade das salas multisseriadas, é primordial que o professor planeje a rotina das atividades diárias de forma que atenda as diversidades existentes na turma, aproveitando as diferentes experiências de cultura e saberes que os alunos trazem consigo, valorizando com isso os elementos e traços culturais específicos de cada região. Para isso a coordenação do programa em Macaé irá realizar um acompanhamento mensal nas unidades com salas multisseriadas”, disse

Escola Ativa- O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho das escolas do campo (principalmente as classes multisseriadas). Entre as estratégias previstas no programa, está a implantação de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitem professores para melhorar a qualidade do processo ensino- aprendizagem.

O secretário de Educação afirmou que durante os encontros de Formação Continuada para os educadores envolvidos no programa serão destacadas as propostas pedagógicas e princípios voltados às especificidades da realidade do campo. “O programa Escola Ativa também consiste em promover situações de envolvimento e compromisso dos estudantes com o estudo, reflexões sobre a realidade em que vivem e a valorização daqueles que moram no campo”, ressaltou Guto Garcia.

A equipe pedagógica da secretaria Municipal de Educação aponta que nas classes multisseriadas são enfatizados os seguintes princípios: desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores.

Também são pautas do programa o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades, a formação de atitudes e valores, além do fortalecimento dos vínculos familiares.