
Foto: Mauricio Porão
Momento marcou o fortalecimento da gestão democrática, reunindo autoridades e familiares
A Prefeitura de Macaé realizou, nesta quarta-feira (11), a cerimônia de posse dos diretores gerais e adjuntos das unidades escolares da rede pública municipal de ensino. Os gestores foram escolhidos por meio de eleições nas comunidades escolares e estarão à frente das escolas durante o triênio 2026, 2027 e 2028. O momento marcou o fortalecimento da gestão democrática, reunindo autoridades, familiares e os profissionais da Educação.
O prefeito, Welberth Rezende, reforçou a importância do processo democrático que levou à definição do quadro de diretores e parabenizou os eleitos. “Esse é um momento muito importante em que vemos a democracia sendo praticada dentro da escola. A comunidade participa da escolha de seus gestores. O papel do diretor é complexo, é de liderança, acolhimento e administração. Quero agradecer pela decisão de vocês de aceitarem esse desafio e dizer que vocês não estão sozinhos. A gestão estará ao lado de cada um para fortalecer ainda mais a educação do nosso município”, afirmou.
O vice-prefeito, Fabiano Paschoal, enfatizou a dimensão da rede municipal de ensino e a responsabilidade dos gestores. “Macaé tem, proporcionalmente, a segunda maior rede pública de educação do Estado do Rio de Janeiro. E quem vai conduzir essa rede são vocês, junto com professores, equipes técnicas e colaboradores. Ser diretor é muito mais do que gerir uma escola; é liderar pessoas e contribuir diretamente para o futuro da nossa população”, destacou.
O secretário de Educação, Matias Mendes, ressaltou o papel de liderança exercido pelos diretores e os desafios enfrentados diariamente na gestão escolar. “Não é um cargo fácil. É preciso ter propósito. Vocês colocaram seus nomes à disposição da comunidade escolar porque acreditam na missão de educar. A escola transforma a comunidade, que transforma o bairro e, consequentemente, a cidade. Essa transformação está nas mãos de vocês”, pontuou.
O secretário executivo de Educação Básica, Adalmir Cardoso, destacou o compromisso e a dedicação dos gestores. “Vocês não estão aqui ao acaso. Estão por competência, por dedicação e por compromisso. Fazer educação no nosso país é uma tarefa árdua, mas nós acreditamos que a educação é o único caminho. É isso que alimenta o nosso desejo de continuar trabalhando e contribuindo para o futuro da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país”, declarou.
Entre os diretores empossados, a diretora eleita da Escola Municipal de Educação Infantil Eléa Tatagiba de Azevedo (Aroeira), Flávia Correa, destacou o marco histórico do processo. “Tenho orgulho de ter participado do primeiro processo de certificação de diretor, em 2011. Com 14 anos de dedicação à frente da escola, vivenciei a importância da gestão democrática, onde a comunidade tem voz ativa na escolha do seu gestor”, informou.
A diretora do Colégio Raul Veiga (Glicério), Sueli Sabina, também ressaltou a relevância da participação da comunidade escolar. “Ser eleita é muito importante porque temos o apoio da comunidade. Os alunos votaram, os professores votaram. É a escolha deles. Atuar na educação é algo desafiador e gratificante, pois auxiliamos os alunos no processo de crescimento”, destacou.
Ao final da solenidade, que contou com representantes do legislativo municipal, os diretores receberam os certificados de posse.