logo

Rede municipal se prepara para a Olimpíada de Matemática

24/05/2012 14:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

A coordenação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) entregou à Secretaria de Educação o caderno de orientação da avaliação, cuja primeira fase será aplicada no dia 5 de junho, para que seja distribuído na rede municipal de ensino. Trata-se de uma coletânea com questões, sugestões e problemas que destacam as edições anteriores das provas, com abordagens de aritmética e geometria. A Olimpíada de Matemática está prevista para ser aplicada em 19 unidades municipais de ensino. A proposta é abranger aproximadamente 11.400 alunos, assim como no ano letivo de 2011.



O material encaminhado pelo coordenador regional da OBMEP, Marcelo da Silva Correa, consiste em testes que envolvem lógicas, jogos e combinatórias (possibilidades). A secretária de Educação, Marilena Garcia, pontua que a pasta aguarda resultados positivos como nas outras edições da prova:

- Avaliações como estas são importantes, pois envolvem estudantes, gestores, professores e equipes pedagógicas. A OBMEP reforça o aprofundamento do estudo da matemática, que desenvolve habilidades como raciocínio, criatividade e aguça a capacidade de observação – disse a secretária de Educação.

A primeira fase da avaliação será objetiva e vai acontecer no dia 5 de junho nas unidades municipais de ensino que se cadastraram. O dia 26 de junho é a data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a segunda fase da avaliação. Já a segunda etapa será aplicada no dia 15 de setembro, com os alunos que conseguirem os melhores resultados. Nesta última etapa, a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática será discursiva.

Para as coordenadoras de Matemática do 6º ao 9º anos, Norma Tanus e Vanessa Arenari, a OBMEP vai movimentar as unidades escolares: “Esta é uma das oportunidades de contribuir com o processo ensino-aprendizagem da disciplina na rede pública e incentivar não apenas os estudantes, mas os professores quanto à utilização de estratégias e mecanismos para propiciar à disciplina um estudo mais prazeroso”, disse Norma.

Vanessa Arenari lembrou que os alunos ficam animados com a avaliação, que terá como premiação medalhas e menções honrosas para os melhores resultados. Além disso, os medalhistas ainda terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que dá direito a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores dos alunos premiados também ganharão prêmios. A previsão é que eles ganhem tablets e placas de homenagem, de acordo com o número de medalhas conquistadas. Também está prevista a distribuição de computadores, softwares relacionados ao ensino da matemática, impressoras e troféus para as escolas que apresentarem melhores desempenhos.

Histórico da Olimpíada
O histórico de sucesso da rede municipal de ensino com a aplicação da OBMEP é marcado por medalhas desde o ano de 2008, quando as unidades Cláudio Moacyr de Azevedo e Ciep 455 Maringá ganharam medalhas de bronze. Neste mesmo ano, 16 escolas receberam menções honrosas. No ano de 2009 foi a vez da Escola Municipal do Sana, que ganhou uma medalha de bronze. Além disso, 21 unidades ganharam menções honrosas.

Já em 2010, o estudante da unidade municipal Maria Isabel Damasceno Simão, Lennox Macfarlane, ganhou medalha de prata. Já a estudante do Colégio Municipal do Sana, Victória de Almeida Garcia, recebeu certificado. Na lista de conquistas estão 13 menções honrosas e cinco títulos honrosos. No ano de 2011, a OBMEP contemplou os estudantes das escolas municipais com 13 Certificados de Menção Honrosa, além de uma medalha de bronze, conquistada pelo aluno Maycon Gomes Moreno, da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O projeto tem como objetivo estimular o estudo da matemática e descobrir talentos na área.