logo

Região Serrana de Macaé: belezas naturais, esporte e aventura

08/01/2016 10:34:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo/secom

Ecoturismo é a atração principal dos distritos

A Região Serrana de Macaé possui seis distritos com belezas naturais e atrações para quem procura opções de lazer para aproveitar as férias e o verão. Quem visitar esses locais poderá encontrar cachoeiras de águas transparentes, montanhas como picos do Frade e do Peito do Pombo, entre outros pontos que a natureza oferece bem perto do Centro do município. Para quem gosta de esporte radical, as montanhas da serra são perfeitas para escaladas e downhill (descida de bicicletas), além de rafting e caminhadas em trilhas.

No distrito do Sana, o Rio Sana é uma boa opção de lazer para crianças e adultos. O Rio Sana nasce na Cabeceira do Sana e atravessa todo o distrito, desaguando no Rio Macaé, na Barra do Sana. O distrito possui uma única cachoeira conhecida como “Fervedeira”, localizada entre o Arraial do Sana e a Barra do Sana.

Já para quem optar em visitar as Cachoeiras das Sete Quedas e Cachoeira Mãe, localizada no Rio Peito do Pombo, poderá conhecer um “escorrega”, um declive que forma uma pequena bacia com profundidade máxima de um metro.

Em Glicério, as atrações são a Cachoeira de Glicério e o Poço da Ciriaca, que formam uma piscina natural, nas águas do Rio Duas Barras, localizada na Vila Ciriaca, a um quilômetro de Glicério. A cachoeira é pequena, caindo no Poço da Ciriaca. O caminho que conduz à cachoeira e ao poço é a Rodovia MC-99 (estrada de Duas Barras), partindo do Centro de Glicério.

As corredeiras de Glicério agradam quem gosta de esportes radicais. Os moradores e também os visitantes se divertem fazendo “boiagem”, que consiste em descer as corredeiras em boias utilizando pneus de automóveis.

Pico do Frade: ponto mais alto do município

Para os aventureiros e para aquelas pessoas que não têm medo de altura, a dica é conhecer o Pico do Frade, localizado na Serra dos Crubixais. Ele possui 1.429 metros de altura e é o ponto mais alto do município de Macaé fazendo limite entre as cidades de Trajano de Morais e Conceição de Macabu. O Pico do Frade está localizado a 13 quilômetros de Glicério.

O Pico Peito do Pombo é outra opção no distrito do Sana. Do alto, pode-se ver todo o litoral de Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João, Búzios e Cabo Frio. São três horas e meia de caminhada, a partir do Arraial do Sana.

A Serra da Bicuda Grande e Pequena também é uma boa opção para quem gosta de aventuras. Formada por uma série de elevados cuja altura média alcança os 600 metros, ela se estende pelos distritos de Cachoeiras de Macaé, Sana e Glicério. Dentre seus atrativos, destaca-se uma formação rochosa pontiaguda dentro dos limites de Cachoeiro, chamada de Pedra da Bicuda localizada entre as Vilas Bicuda Grande e Pequena.

Já a Serra da Cruz separa os municípios de Macaé e Conceição de Macabu, faz parte do sistema montanhoso da Serra do Mar e está localizada a 13,4 quilômetros da Vila Paraíso, em Glicério. Ao longo de seus elevados que atingem a altura média de 500 metros, são encontradas várias nascentes e quedas d'água. Quase na divisa com Conceição de Macabu o visitante poderá observar uma rocha com 20 metros de diâmetro em formato de cruz.

O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, localizado no distrito de Córrego do Outro, é um local considerado ideal para apreciar a natureza. Localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, o parque foi criado em 1995. Hoje é uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do estado.

A visita é realizada de 9h às 16h de quarta a domingo. Para visitar, o responsável do grupo deve enviar um email para agendamento.atalaia@macae.rj.gov.br solicitando um pré-agendamento com nome da instituição, data e horário da visita, número de participantes, nome e telefone do responsável. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (22) 2796-1280.


Fotos Relacionadas