Foto: Raphael Bózeo
A proposta é levar às residências água de qualidade e em quantidade suficiente
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, visitou, nesta quinta-feira (1), as Estações de Tratamento de Água (ETA) da região serrana. No Frade, a capacidade do reservatório aumentou de 5 mil para 20 mil litros de água. O mesmo processo de melhoria está sendo realizado em Glicério, onde o abastecimento será ampliado em cinco vezes, passando de 10 mil para 60 mil litros de água tratada. A proposta é acompanhar o crescimento da população nos próximos 30 anos e levar às residências água de qualidade e em quantidade suficiente.
"Viemos aqui para entregar à população, oficialmente, a ETA do Frade. Nós tínhamos uma estação no qual o reservatório de água era pequeno, além de uma filtração ineficiente. Conseguimos, em apenas seis meses, proporcionar mais qualidade de vida à população", destacou o prefeito, que foi acompanhado do secretário adjunto de Saneamento, Ricardo Moreira, e do presidente da Câmara dos Vereadores, vereador Cesinha.
Na ETA do Frade foram implantados dois sistemas de filtração: lento e membrana. A unidade tem capacidade para tratar 34 litros de água por minuto e beneficia, aproximadamente, seis mil pessoas.
O prefeito também visitou as obras da construção da ETA do distrito de Glicério. Os trabalhos estão em fase de terraplenagem e a previsão é que o reservatório de armazenamento aumente de 10 mil para 60 mil litros, com capacidade para tratar 34 litros por minuto. A ideia é beneficiar cerca de três mil pessoas, entre moradores do distrito e das localidades de Duas Barras e do Óleo.
Em Córrego do Ouro também será construída uma Estação de Tratamento de Água, que já está em processo de licitação.