Região serrana terá operação de fiscalização e conscientização

02/02/2021 19:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

O objetivo é realizar fiscalizações e orientações para proteger o meio ambiente e garantir ordem

Com foco na conservação do meio ambiente e no turismo consciente, foi realizada uma reunião, na Secretaria da Casa Civil, nesta terça-feira (2), para definir sobre a "Operação Verão", com o projeto "Preservando a Serra". A ação começa domingo (7), no trevo 26, próximo ao Parque Municipal Atalaia, perto da entrada para Areia Branca.

O objetivo é realizar fiscalizações e orientações para proteger o meio ambiente e garantir ordem no acesso a cachoeiras como Duas Barras, Laje e Ciriaca. O trabalho será uma ação conjunta envolvendo Meio Ambiente e Sustentabilidade, Guarda Ambiental, Turismo, Ordem Pública, Polícia Militar, Serviços Públicos e Defesa Civil.

De acordo com o Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Sustentabilidade, César Romero, uma nova reunião está agendada para amanhã. "Nesta quarta-feira (3) será realizado um encontro mais amplo, para tratar de novas ações e questões ligadas ao meio ambiente, turismo e sustentabilidade", enumerou.

Durante a Operação Verão, moradores e visitantes da região serrana serão orientados sobre o decreto 005-2021, que prorroga o dispositivo legal do decreto 226-2020, e trata da proibição da entrada de ônibus de turismo. Outro destaque será sobre a visitação Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana, que tem regras específicas.

Orientações gerais

"Orientamos que os visitantes não usem churrasqueiras nas áreas e proximidades das cachoeiras. Também é preciso atenção ao juntar o lixo no final do passeio, estacionar os veículos nos devidos lugares e não utilizar o transporte ilegal de vans e ônibus de turismo", afirmou o Secretário da Casa Civil, Eduardo Coutinho.

Em janeiro, a Guarda Ambiental registrou uma média de três focos de incêndio por dia. "É um momento atípico de estiagem, com a ocorrência de queimadas. O ideal é ter cuidado com o terreno, o descarte de lixo e a consciência ambiental", disse a comandante da Guarda, Raquel Giri. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 9970 19770.

O Secretário Adjunto de Turismo, Fernando Amorim, frisou a importância do turismo consciente. "A preservação da região serrana e de outros pontos turísticos de Macaé será no decorrer do ano todo", pontuou.