logo

Região serrana vai receber operação integrada durante o verão

10/11/2017 09:53:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

Trabalhos começam a partir de 18 de novembro, seguindo até março de 2018

Com a proposta de realizar um trabalho integrado na região serrana durante o verão, a Prefeitura de Macaé está promovendo uma ação conjunta, envolvendo diversas secretarias. Rondas ostensivas nas cachoeiras, orientações aos visitantes quanto aos espaços específicos para estacionamento de veículos, churrasco e descarte de lixo, fiscalização de ônibus de turismo e de comércio ambulante não cadastrado, além de um trabalho de educação ambiental e sustentabilidade são algumas medidas traçadas pela equipe, que se reuniu pela segunda-vez nesta quinta-feira (9), no Parque Municipal Atalaia. Os trabalhos começam a partir de 18 de novembro e seguem por todos os finais de semana e feriados, até março de 2018.

Durante a reunião foi acertado que a Secretaria de Mobilidade Urbana e de Ordem pública vão disponibilizar duas equipes, com cerca de 20 homens, preparados para atuar na retenção e fiscalização de ônibus de turismo. Um grupo vai operar no portal do Sana e outro na Ponte das Neves, local de acesso para as Cachoeiras do Frade, Glicério, Duas Barras, Ciriaca, Bicudas Grande e Pequena. A ação vai acontecer de 7h às 15h.

As rondas nas cachoeiras serão realizadas por agentes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, que vão reforçar a importância da segurança pessoal contra o risco de acidentes. A Guarda Ambiental vai orientar e sinalizar os locais reservados para estacionamento de veículos e para realização de churrascos. As equipes, que vão atuar sempre a partir das 9h, seguindo até o início da noite, vão prestar uma série de outros serviços com intuito de promover a segurança do visitante e a preservação meio ambiente.

"A ação visa, além de promover segurança aos visitantes, conscientizar a população sobre o uso consciente dos recursos naturais", destacou o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Gerson Martins, acrescentando que a equipe vai se reunir novamente na próxima quinta-feira (16), às 10h, antes do início das ações.

Participaram representantes das secretarias Adjuntas de Segurança, Turismo, Interior, Defesa Civil e Comunicação; Municipais de Ambiente e Sustentabilidade; Mobilidade Urbana, Ordem Pública e Saúde.

Base Operacional

A base operacional da ação será no Parque Municipal Atalaia. Os servidores escalados na ação terão seus registros biométricos transferidos para o local.

A base fica localizada no distrito de Cachoeiros de Macaé, a cerca de 27 km da sede do município. O parque é uma das poucas reservas de Mata Atlântica do estado. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9 às 16h. Famílias podem fazer o passeio sem precisar agendar. Apenas grupos maiores devem comunicar a visita com antecedência.O agendamento de visitas pode ser feito pelo e-mail: agendamento.atalaia@gmail.com.

O Parque Atalaia também é ponto de encontro de aventureiros que encontram no local trilhas, que podem ser encaradas por profissionais e por curiosos. Os grupos são guiados por equipes do parque, compostas por guias, agentes da Guarda Ambiental e biólogos.

O Parque Municipal Atalaia possui 235 hectares, sendo 75% de mata fechada, e possui importantes espécies da fauna e flora, cachoeiras e opções para descanso, além de cenários diversos para amantes da fotografia.