logo

Renda Mulher entrega certificados para 80 profissionais

16/12/2011 10:19:56 - Jornalista: Lourdes Acosta

A Subsecretaria Municipal de Política para as Mulheres, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou, na quarta-feira (14), cerca de 80 certificados às mulheres que participaram dos cursos profissionalizantes e de artesanato oferecidos pelo Programa Renda Mulher. O evento reuniu as concludentes em confraternização na Casa da Espanha, no bairro de Imbetiba.

O programa Renda Mulher é uma das políticas públicas executadas pela subsecretaria que visa qualificar as mulheres. O cunho social é a geração de trabalho e renda para quem precisa ter uma profissão ou função e ajudar na economia familiar.

As aulas foram ministradas por técnicas especializadas e a certificação foi para os seguintes cursos: cabeleireiro, depilação, culinária, confeitagem de bolo e confecção de panetone, decoupage em tecido, patchwork, bordado livre, molde vazado, customização, bonecas e artesanatos em geral.

Segundo a subsecretária Vânia Deveza, a capacitação do Programa Renda Mulher é anual e sempre tem como meta possibilitar o aprendizado e a profissionalização às mulheres chefes de família ou àquelas que colaboram na renda familiar.

- Com qualificação as mulheres têm condições de trabalhar por conta própria e subsidiar seus companheiros ou refazerem as suas vidas, através da renda adquirida por seus trabalhos. Os cursos oportunizam aquelas que, como coadjuvantes ou como chefes de família, preferem ou não podem sair de casa, ressaltou.

Referindo-se a exposição de bolos e artesanatos das cursistas no local do evento, Deveza destacou sua importância. “Foi gratificante para a equipe ver que as 80 alunas aprenderam, fizeram sua produção e já começaram a ganhar dinheiro”.

Edna Tavares, 71 anos, moradora da Barra de Macaé, já conhecia algumas técnicas de confeitagem de bolo, mas resolveu buscar o aperfeiçoamento. Fez o curso e saiu feliz. “Estou muito feliz e adorei aprender coisas novas. Vou fazer bolo confeitado para comercializar e ajudar na renda”, disse. Maria do Carmo Fonseca, 63 anos, residente no Jardim Aeroporto, revelou que desde o início do curso de artesanato começou a faturar, comercializando produtos como toalhas de banho, blusas e chinelos de fuxico. Já Rafaela Souza, 28 anos, do Parque Aeroporto, que também fez o curso de confeitagem de bolo falou de sua impressão sobre a qualificação e sua pretensão futura. “Eu gostei muito porque aprendi com professores integrados e especializados e ainda mais porque tudo foi gratuito. Pretendo trabalhar em casa para ajudar meu esposo em nossa renda”.

A prefeitura de Macaé, através da Subsecretaria de Política para as Mulheres desenvolve ações de enfrentamento à violência e à discriminação contra a mulher, defendendo seus direitos e garantindo a plena manifestação de sua cidadania. Por isso, também possibilita às mulheres capacitação para obterem sua própria renda, além de fornecer informações sobre sua saúde.