logo

Repercute de forma favorável audiência pública sobre saneamento

25/06/2013 16:35:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Moisés Bruno

Ampliação do sistema de saneamento beneficia moradores da região serrana

Repercutiu favoravelmente a audiência pública sobre o saneamento básico da Região Serrana de Macaé, realizada na sexta-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal. A importância do tema foi marcada pela presença de um grande número de vereadores, um plenário cheio e cerca de 3,2 mil acessos no site da Câmara, mesmo a audiência acontecendo em uma sexta-feira, véspera do feriado prolongado da segunda-feira, dia 24, quando o município festejou o padroeiro São João Batista.

A audiência teve como requerentes os vereadores Maxwell Vaz e George Jardim, contou com a participação do vice-prefeito de Macaé, Danilo Funke; do presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Cardoso; do diretor presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Marcos Roberto Muffareg, de lideranças da Região Serrana, além da população em geral.

O presidente da Esane destacou a participação da população, o que, segundo ele, demonstra a preocupação dos macaenses com o tema. Marcos Muffareg considerou importante a iniciativa da Câmara Municipal em promover o evento, que possibilitou levar à população as ações que a prefeitura vem desenvolvendo na área de saneamento básico, tanto na sede e subdistritos, quanto nos distritos da região serrana.

- As ações demonstram a prioridade que a administração municipal vem dando ao saneamento de todo o município. A disposição da Câmara Municipal em colocar o tema em foco é importante, demonstra a preocupação dos vereadores com as questões fundamentais para a população, já que a Câmara é foro legítimo de contato com a população – frisou Muffareg.

Outro destaque feito pelo presidente da Esane foi em relação às perguntas efetuadas pela plenária, que possibilitaram um debate técnico sobre o assunto e evidenciaram a preocupação de todos com a manutenção da qualidade de vida na região serrana, a importância da preservação ambiental e dos recursos hídricos.

A Audiência Pública foi aberta pelo vereador Maxwell Vaz, que falou sobre a lei que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, a Lei 11.445, de 05/01/2007. Para o vereador, investir no saneamento básico da Região Serrana é fundamental para garantir a preservação ambiental, suprimento de água e qualidade de vida.

A Esane fiscaliza e regula os Sistemas de Saneamento de Macaé e o saneamento da serra (abastecimento de água e esgotamento sanitário). A prefeitura encaminhou projetos básicos, com quatro cartas-consultas, para o Ministério das Cidades, para agilizar a implantação de Sistemas de Abastecimentos de Água e de Sistema de Esgoto Sanitário na Região Serrana de Macaé com mais rapidez.

- Para a administração municipal, o saneamento tem que ser visto com o viés da saúde pública. Sanear é manter a qualidade de vida - comentou o presidente da Empresa de Saneamento.

No final da Audiência Pública, o presidente da Esane se colocou à disposição da Câmara Municipal para voltar à Casa Legislativa sempre que for solicitado pelos vereadores ou no final do ano, para apresentar as ações do município na área de saneamento básico.