logo

Restinga de Jurubatiba terá novo centro de visitação

08/05/2012 15:10:00 - Jornalista: Vivian Dias

Foto: Rômulo Campos

Local é abrigo de várias espécies ameaçadas de extinção.

Abrigo para diversas espécies ameaçadas de extinção, o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba ganhará um centro de visitação em Macaé. A informação foi dada pelo secretário de Meio Ambiente, Rômulo Campos, no último sábado (05), durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de construção do parque. A previsão para o início da montagem do canteiro de obras é junho deste ano.

O projeto, estimado em 10 milhões de reais, será custeado pela Petrobrás por força de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) acordado com o Ministério Público Federal como contrapartida ambiental referente a vazamentos de água pesada ocorridos dentro da Unidade entre os anos de 2002 e 2004. O centro será construído na parte macaense do parque e contará com auditório, lojas de suvenires, ambulatório, ciclovia, quiosques, lanchonete, banheiros, estacionamento, torre de observação, além de uma estação de tratamento de esgoto.

De acordo com o gestor do parque, Carlos Alexandre Fortuna, a previsão contratual é de que algumas estruturas estejam prontas em junho de 2013, para receber turistas vindos para a Copa das Confederações, e a conclusão das obras até outubro do mesmo ano. O gestor também adiantou que há a previsão de serem construídos centros de visitação na parte de Quissamã e de Carapebus da Unidade.

Para o secretário de Meio Ambiente, Rômulo Campos, a construção do centro vai possibilitar que comunidades vizinhas, como a do Lagomar, tenham um outro olhar para a importância da preservação do parque. O ambientalista Vicente Klonowski, um dos pioneiros na luta pela preservação da restinga, concorda com o secretário.

- A restinga de Jurubatiba é um patrimônio da nossa região. Estamos na luta pela sua preservação há muito tempo. Buscamos embasamento técnico, fizemos abaixo-assinado, mas foi uma surpresa ver que o decreto de criação do parque abrangia uma área bem maior do que a esperada. Esta é uma vitória da nossa região, pois o conceito de parque contribui para que as pessoas possam interagir com a restinga e, desta forma, brigar pela sua preservação.

Patrimônio - O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba fica situado no norte do estado do Rio de Janeiro, englobando os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. Possui 44 km de praias e 18 lagoas costeiras, além de ser um abrigo para diversas espécies de fauna e flora que em outros locais estão em risco de extinção. Já foram inclusive encontradas novas espécies na área da Unidade. O Parque também é uma das unidades de conservação com maior número de pesquisas científicas em desenvolvimento.

O parque está aberto para a visitação deste o início do ano e, além de belas trilhas, oferece aos visitantes passeios de bugre, barco e carro tracionado.Os interessados devem ligar para o centro administrativo - (21) 2765-6024, e agendar a visita de quinta a domingo.