logo

Reunião aborda inclusão das pessoas com deficiência e cuidados com saúde mental

16/09/2025 17:11:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social reuniu coordenações e servidores para destacar campanhas do Setembro Amarelo, Verde e Azul

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária promoveu no dia 11 de setembro, na sede da secretaria, a reunião Conexão SUAS.

Segundo a Coordenadora Geral de Políticas para PCD, Caroline Araújo Mizurine, a reunião considerou as campanhas nacionais Setembro Amarelo, Setembro Verde e Setembro Azul, abordando a importância dos temas relacionados à prevenção ao suicídio, cuidados com a saúde mental e inclusão das pessoas com deficiência.

O encontro, promovido pela Coordenação da Gestão do Trabalho e Educação Permanente, contou com a presença do Secretário Daniel Raony, e teve como objetivo dar publicidade às atividades das coordenações vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Social.

Na ocasião, o Coordenador Leandro Bittencourt apresentou as Coordenações do Serviço de Proteção Básica, e das Políticas para PCD. A coordenadora da Proteção Básica, Orcilea Motta, ressaltou a importância das atividades realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, priorizando os serviços de acolhimento familiar e de fortalecimento de vínculos.

Caroline Mizurine pontuou a relevância do relacionamento entre a Coordenação e as demais Secretarias e comentou sobre as campanhas Setembro Verde e Setembro Azul, as quais se referem à inclusão da pessoa com deficiência e à visibilidade da cultura surda, respectivamente.

O encontro contou com a participação da servidora Mineia Negrão, psicóloga, pessoa com deficiência visual, a qual abordou a importância da luta contra o capacitismo, compartilhando brevemente suas experiências pessoais e profissionais. Atualmente está atuando junto à Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Convivência e Cultura Benedicto Lacerda. O espaço, que faz parte do Programa de Saúde Mental, oferece oficinas, atividades gratuitas e acolhimento para famílias atípicas.


Fotos Relacionadas