Foto: Bruno Campos
Estiveram presentes moradores de áreas de risco já cadastrados no programa
A Secretaria de Habitação de Macaé realizou, na noite desta terça-feira (03), uma reunião com os moradores das áreas de risco já cadastrados no Programa de Compra Assistida. O objetivo foi indicar o andamento do processo, esclarecer dúvidas e informar que, nos próximos dias, a prefeitura publicará um decreto contendo todas as informações legais sobre o programa.
A secretária de Habitação, Alessandra Aguiar, disse que Macaé é um dos primeiros municípios do país a possuir um decreto como este. Durante a reunião ficou definido com a comunidade que os encontros acontecerão uma vez por mês. Participaram as famílias que moram na Ladeira de Sant'Anna e Morro de São Jorge. “Estas famílias tiveram suas casas interditadas pela Coordenadoria de Defesa Civil por estarem com risco iminente de queda, principalmente as que foram atingidas pelas chuvas no mês de dezembro do ano passado”, frisou.
Alessandra explicou ainda que as famílias podem optar pelo Programa de Compra Assistida ou pelas unidades habitacionais construídas pela prefeitura. “Os interessados pela compra apresentam a documentação solicitada, e seus processos são encaminhados para a Secretaria de Obras para avaliação financeira do imóvel. Eles podem escolher a casa em que desejam morar, tendo como base o valor de seu imóvel próprio”, ressaltou.
Num segundo momento, o imóvel escolhido pelo morador será avaliado pela equipe técnica da Secretaria de Obras, onde será verificada a habitabilidade. Após aprovação, o dinheiro da compra será repassado pelo município diretamente para o vendedor.