logo

Rio+20 é tema de projeto do Programa de Correção de Fluxo

06/06/2012 22:16:00 - Jornalista: Joice Trindade

Alunos do Programa de Correção de Fluxo das turmas de 6º ao 9º anos de escolaridade estão participando de um projeto com temas ligados ao Rio+ 20. A programação aborda assuntos como meio ambiente e ecologia, que serão debatidos na conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece entre os dias 13 a 22 deste mês, no Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é formar indivíduos mais críticos, capazes de perceber que a saúde do planeta está ligada às ações de todos os cidadãos.

Para isso, a coordenação do programa iniciou pesquisas para o início dos fóruns de discussão nas turmas das escolas municipais Samuel Brust, Elza Ibrahim, Ciep Oscar Cordeiro e Professora Maria Isabel Damasceno Simão. Diante da apresentação do fórum, cada escola deverá selecionar um problema ambiental local e apresentá-lo através de imagens fotográficas, entrevistas com moradores com a proposta de uma solução para o impacto ocasionado ao meio ambiente.

Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, um dos pontos positivos deste projeto é que os alunos terão a oportunidade de refletir e se conscientizar sobre o papel de cada diante da preservação do meio ambiente:

- Esta programação será essencial para debater temas ligados ao meio ambiente e à Rio+20 e relembrar a importância de outros encontros como a Cúpula da Terra- Eco 92 que aconteceu há 20 anos – disse Marilena.

O projeto terá apresentações de seminários, manifestações artísticas, produção de painéis sobre impactos ambientais e da árvore da vida em sucata. Todas as atividades serão relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente seguindo temas como “A História das Conferências Ambientais”, “A Convenção do Clima”, “Agenda 21”, “Convenção sobre Biodiversidade”, “Economia Verde” e “Energia Limpa”. A culminância das atividades será nos colégios Maria Isabel, no dia 25, Oscar Cordeiro, no dia 26, Elza Ibrahim, no dia 27, e Samuel Brust, dia 28. Depois disso, todos os trabalhos serão apresentados por grupos específicos.

A coordenadora Aldelucia Porto Maciel Wagner ressalta que esta é uma oportunidade para o exercício da cidadania: “Com a elaboração da proposta, eles irão redigir uma carta de intenções, que será oportunamente entregue a uma autoridade local”, disse.

Com 250 estudantes, o programa de “Correção de Fluxo” associa um conjunto de medidas que envolvem diferentes práticas do sistema escolar e consideram o contexto local para definir ações diferenciadas para cada região em que atua: “Entre os benefícios do programa está o avanço nos anos de escolaridade, já que dois anos de escolaridade podem ser estudados em um semestre”,destacou Aldelucia Porto.

- A maior parte dos alunos que faz parte do “Correção de Fluxo” é de crianças provenientes de outras cidades e que nem sempre estão com idade de acordo com sua série, em virtude das mudanças de endereço – completa a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues .

O “Correção de Fluxo” atende a uma proposta do Governo Federal, que tem como meta reduzir o número de alunos com distorção idade-série. O programa é ministrado por educadores que apresentam um perfil diferenciado para trabalhar com estas turmas.