Foto: Robson Maia
Nova direção comandará o consórcio até janeiro de 2013
O prefeito Riverton Mussi tomou posse nesta terça-feira (8), no paço municipal, como presidente do Consórcio Serra & Mar, organização regional da bacia hidrográfica do Rio Macaé que reúne, além de Macaé, os municípios Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Nova Friburgo, as empresas Petrobras e UTE Norte Fluminense, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e a ONG OADS. Durante a assinatura da posse, o prefeito Riverton defendeu a utilização do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundrhi) para atender as demandas das cidades do consórcio.
- O meio ambiente precisa de investimento para a gestão dos seus recursos hídricos, como a preservação das fontes das águas. Precisamos pensar em o que fazemos para preservar nossa água e evitar sua escassez. O ecossistema respondeu à retificação do Rio Macaé feita no passado e a ocupação irregular do solo do município. Hoje, a prefeitura investe cerca de R$ 300 milhões, divididos em cinco anos, para fazer a macrodrenagem de todo a cidade e acabar com os pontos de alagamento em dias de chuvas fortes – citou o prefeito.
Riverton destacou que o crescimento regional deve ser visto em todos os aspectos que envolvem os municípios, como o desenvolvimento econômico, social, a preservação do meio ambiente e a luta pela manutenção dos royalties. “Desenvolvemos na prefeitura a política de combater a invasão das beiras de canais, porque dificulta a dragagem dos rios e vamos continuar com esse objetivo”, pontuou.
Além de Riverton, demais integrantes da nova mesa diretora do Consórcio Serra & Mar foram eleitos e empossados na tarde desta terça-feira. O representante da Cedae, José Carlos Lemgruber Porto, foi empossado como vice-presidente, e o representante do município de Rio das Ostras, Mauro Alexandre de Oliveira Prioste, como secretário executivo. Esta nova direção comandará o consórcio até janeiro de 2013, quando uma nova eleição será realizada.
O Consórcio Serra & Mar completa dez anos e desde o ano passado, por meio de uma resolução do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), administra o Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
O ex-presidente do consórcio e atual vice-presidente, José Carlos Lemgruber, salientou que é fundamental investimento em prevenção. “Todo mundo reclama se fica um dia sem água, mas água demais também atrapalha. Venho de uma região que foi devastada com as chuvas e temos que investir em prevenção, que é uma ação que não temos prática”, reforçou.
O secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, ressaltou que o consórcio tem papel fundamental e decisivo para os recursos hídricos da região. “Temos que qualificar e manter os recursos da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, pois em uma região onde se discute tanto o petróleo, o mais importante é a água”, disse.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Max José de Almeida, o trabalho entre os municípios que compõem o consórcio é integrado, o que é satisfatório para todos. “Temos um trabalho de meio ambiente sem fronteiras e esse diálogo é muito importante, pois trabalhamos a região da bacia hidrográfica. Muitas vezes o que acontece aqui em Macaé reflete em Rio das Ostras ou em Casimiro ou vice-versa. Por isso é importante o trabalho unido e coeso”, observou.
Pela primeira vez o Consórcio Serra & Mar vai aplicar o recurso do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, em ações como reflorestamento em Casimiro de Abreu, plano de saneamento dos municípios e controle de chuva do Rio Macaé.