Vinte formandos do curso Qualidade Rio – entre gerentes de projetos e subsecretários e secretários municipais - foram recebido na tarde de quinta (dia 22) pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, em seu gabinete. Além da foto tradicional com o grupo, devidamente diplomado, o prefeito foi conscientizado sobre a parceria entre governos do estado e do município e o resultado positivo que está acontecendo nesse segmento com Macaé. As respostas e o retorno das parcerias governamentais em busca da excelência do serviço são considerados altamente produtivos e crescentes.
Para o prefeito Riverton Mussi , é mais do que urgente a busca pela excelência de atendimento ao público, numa administração moderna e, principalmente, desburocratizada, pois os tempos são outros e prima-se pela agilidade, modernidade, fidelização, e busca-se uma gestão menos onerosa para a própria máquina administrativa como também para a comunidade que a mantém, através do pagamento de impostos dos mais diversos tipos.
O grupo de Qualidade Rio foi capitaneado pelo coordenador geral da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, que trouxe a Macaé esse projeto, através de contatos e visitas do corpo gerencial da CPG à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na qual o programa está inserido e vem sendo difundido por ela em todo o Estado.
– Esse curso é mais uma ferramenta que a administração do prefeito Riverton Mussi oferece aos servidores e principalmente à cidade, pois, gradativamente, a agilização da máquina administração vai sendo implantada. O processo de gerenciamento da gestão administrativa municipal está-se modernizando, é irreversível e, acima de tudo, atende à proposta do prefeito Riverton Mussi de fazer um gerenciamento moderno, rápido e enxuto, detalha Romulo Campos.
Os gerentes tiveram, durante o período de cursos, informações de como promover o desenvolvimento socioeconômico da cidade, do Estado e do País tanto como gestores ou cidadãos. O curso da Qualidade Rio em Macaé foi diretamente ministrado por Eurico Marchon Nero, coordenador do programa. Durante as aulas, ele falou das buscas pela qualidade de excelência, que tanto pode ser aplicada na iniciativa privada como na gestão pública com resultados altamente promissores, desde que haja engajamento de todos os participantes do mecanismo.
Com relação a Macaé, ele aponta como um caso de sucesso a política de trabalho e ação da CPG, que prima por qualificar a mão de obra servidora e modernizar os sistemas de gerenciamento hoje existentes na prefeitura, que não mais atendem à realidade administrativa da cidade.