logo

Riverton recebe título de cidadão riostrense e defende logística integrada

09/04/2010 22:03:36 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Além das homenagens para os novos cidadãos riostrenses, sessão manifestou posição contrária à emenda Ibsen Pinheiro

RIO DAS OSTRAS - A duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) no trecho Macaé-Rio das Ostras foi defendida pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), na noite desta sexta-feira (9), durante sessão solene de comemoração de 18 anos de emancipação político-administrativa da cidade vizinha. Riverton recebeu o título de cidadão riostrense por mérito municipal do vereador Alberto Moreira Jorge (PDT), o Betinho e destacou a importância da união entre as duas cidades.

- Hoje estou recebendo uma nova certidão de nascimento, o que muito me honra. Macaé e Rio das Ostras estão perto, porém, ficam longe em alguns momentos devido ao trânsito na rodovia. Por isso, os dois municípios lutam pela duplicação da Amaral Peixoto, junto com o Governo do Estado e a Petrobras, o que vai, de fato, unir as necessidades das duas cidades. Agradeço a aprovação do meu nome e vou honrar esta homenagem – afirmou o prefeito, contando que tem um grande carinho por Rio das Ostras, onde já ministrou aulas: Riverton Mussi é graduado em Educação Física.

O vereador Betinho elogiou na sessão solene a postura do prefeito Riverton ao defender os royalties do petróleo para toda a região. “Riverton pensa em toda a região, não só em Macaé”, ressaltou. Um dos motivos que fez Betinho citar a posição de integração do prefeito foi o fato de que no final de março, Riverton Mussi descartou apoio à proposta da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que apresentou no Senado uma nova ideia para redistribuir os royalties do petróleo. A proposta beneficiaria Macaé com mais R$ 47 milhões, mas prejudicaria a maioria dos municípios fluminenses. O prefeito pensou no bem do estado de forma integrada e foi contra.

De acordo com o vereador riostrense, a implantação de projetos de autoria de Riverton como chefe do executivo macaense, como a Cidade Universitária, e ações de saúde, educação, esporte e infraestrutura urbana somaram pontos para a indicação de Riverton.

Projetos de esporte e turismo unem prefeito e vereador

O esporte é um laço forte entre o prefeito de Macaé e o vereador de Rio das Ostras. “Quando Riverton foi vereador em Macaé, eu fui secretário de Esportes em Rio das Ostras e sempre conversávamos sobre projetos esportivos de inclusão”, contou o vereador, que compartilha da mesma ideia do prefeito de Macaé em relação ao turismo, com a proposta de formação de um circuito integrado entre municípios da região.

O prefeito de Silva Jardim, Marcello Zelão, também foi homenageado por Betinho e ressaltou em seu discurso a boa aplicação dos royalties em municípios como Rio das Ostras e Macaé. “São municípios que usam os royalties de forma exemplar”, elogiou. O vereador Betinho brincou que seus dois agraciados são prefeitos. “Mas não precisam estranhar, porque estou homenageando prefeitos de qualidade, grandes homens e grandes políticos”, reiterou.

Picciani também é homenageado

Na sessão solene, a medalha de mérito municipal foi entregue pelo prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Bathazar, para o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani (PMDB). “Neste décimo-oitavo aniversário de Rio das Ostras, fico feliz de lembrar que votei como deputado a emancipação da cidade, que na época, tinha oito mil habitantes e hoje, com os recursos dos royalties, têm diversos programas importantes para a população, como na educação”, acentuou.

Picciani citou a presença de prefeitos da região, além de Riverton e Zelão, de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar e de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos. “Riverton e Carlos Augusto são prefeitos reeleitos que corresponderam ao desejo da população e temos uma safra de bons prefeitos aqui na região”, observou.

O desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Sérgio Cabral (PMDB) foram comentados pelo presidente da Alerj. “É muito bom viver em um país em que a liberdade é plena, em um país cujo presidente tirou 40 milhões de brasileiros da pobreza e o governador Sérgio Cabral recolocou o Rio de Janeiro como ente federativo e segundo PIB nacional”, considerou o deputado estadual, que voltou a defender os royalties para o Rio de Janeiro, manifestando, assim como Riverton e demais políticos que participaram da sessão, repúdio à emenda Ibsen Pinheiro.