Riverton sugere projeto de biodiesel para região

24/11/2006 16:33:04 - Jornalista: Janira Braga

Implantar um projeto de biodiesel - combustível biodegradável derivado de fontes renováveis – em Macaé e nas cidades que integram a Bacia de Campos. Esta foi uma das propostas apresentadas pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, ao gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC) da Petrobras, Carlos Eugênio da Resurreição, durante encontro de confraternização promovido pela estatal na noite de quinta-feira (23) para os prefeitos da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), no Hotel Sheraton.

- Podemos buscar alternativas em outras fontes de energia, como o biodiesel, e sugiro que a Petrobras seja parceira dos municípios para a criação de um fórum de discussão sobre o assunto – afirmou o prefeito. O gerente geral da UN-BC disse que vai convidar os especialistas do setor de energias renováveis da empresa para fomentar a discussão. A idéia de implantação de um fórum sobre o biodiesel também terá andamento.

Outro assunto levantado pelo prefeito foi solicitação ao gerente geral da UN-BC para que a Petrobras abra a possibilidade de contemplar os fornecedores instalados em Macaé e região para os serviços da empresa, com o objetivo de prestigiar o mercado local. Durante o encontro, Carlos Eugênio fez uma apresentação para os prefeitos e representantes das cidades produtoras de petróleo e gás da região sobre os investimentos previstos pela empresa dentro do plano de negócios 2015.

Entre os assuntos, o gerente geral abordou a construção de novas plataformas, como a FPSO cidade Macaé. Segundo o gerente geral da UN-BC, o plano da empresa prevê investimento de US$ 87 bilhões entre 2007 e 2011, sendo 86% no Brasil. “Ao longo deste período, a produção da Petrobras vai sair dos atuais 1,8 milhão de barris por dia de petróleo para chegar a 2,3 milhões em 2011 e um pouco mais que 3 milhões de barris por dia de petróleo em 2015”, prosperou.

Carlos Eugênio informou que a Bacia de Campos vai manter entre 84 e 85% a produção de petróleo neste período. “A Bacia de Campos continua sendo a maior produtora do Brasil e a maior detentora de reservas”, ressaltou, acrescentando a importância da boa relação da Petrobras com as prefeituras. “Temos atividade em 13 municípios da região e compromisso com essas cidades”, disse.

O prefeito Riverton também frisou que é fundamental a parceria com a estatal. “É importante que a Petrobras seja parceira de Macaé e de todos os municípios da região. Temos uma boa relação com a empresa e vontade que as parcerias evoluam cada vez mais para que possamos dar à população uma melhor qualidade de vida”, comentou.

Os prefeitos de Quissamã, Armando Carneiro, Casimiro de Abreu, Paulo Dames, Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, além de representantes de outras cidades da Bacia de Campos, também participaram do encontro.