logo

Rodada de Negócios movimenta Protection Offshore 2010

22/07/2010 17:20:43 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Rodada de Negócios foi realizada nesta quarta e quinta-feira

Setenta e seis empresas foram selecionadas para participarem da Rodada de Negócios, promovida pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo(Onip) e Sebrae-RJ, dentro da programação da Protection Offshore 2010, que termina nesta quinta-feira (22). A Rodada de Negócios, que foi realizada nesta quarta e quinta-feira (21 e 22) contou com a participação de cinco empresas âncoras: Lupatech, Wellstream, UTC, Global Industries e Transocean. O evento tem apoio da Prefeitura de Macaé, Prominp, Compra Rio, Rede Petro-Bacia de Campos e Sistema Firjan.

O objetivo da Rodada de Negócios é aproximar as micro e pequenas empresas dos grandes compradores nacionais, identificando oportunidades de negócios, firmando parcerias e expandindo mercados. “Fazemos o cruzamento das demandas das empresas âncoras com os potenciais fornecedores pré-inscritos. A partir daí convidamos as empresas que tenham o perfil para participarem da rodada. Cada empresa tem 15 minutos para falar com as âncoras. O grande número de empresas pré-inscritas que fazem parte do convênio do Programa de Fortalecimento do Arranjo Produtivo Local de Petróleo (APL), Gás e Energia da Bacia de Campos, firmado entre o Sebrae-RJ e a Petrobras UO-BC, e que são associadas da Rede Petro-Bacia de Campos, demonstra a boa repercussão da rodada junto às empresas da região da Bacia de Campos”, disse o gestor do Programa Explica de Fortalecimento do Arranjo Produtivo Local de Petróleo (APL), Gás e Energia da Bacia de Campos Pelo Sebrae -RJ , Renato Perlingeiro .

A chefe de divisão de Petróleo e Gás do Sistema Firjan, Glicia Carnevale, também destacou a importância da Protection Offshore no atual cenário mundial. “Durante a Protection estamos trabalhando de duas formas: primeiro fazendo uma abordagem institucional sobre a importância da Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS), principalmente neste momento de crise com vazamento de óleo no Golfo do México e China. É muito importante o conhecimento sobre este assunto e também trazer à tona para o debate. A Firjan trouxe especialistas da área de segurança para promover este conhecimento para os empresários interessados. Em relação à Rodada de Negócios, participamos dando apoio ao Sebrae-RJ , a Rede Petro-Bacia de Campos e Onip, no desenvolvimento das micro e pequenas empresas com o objetivo de torná-las ainda mais competitivas não só para o mercado local como também para fora”, informou. O estande da Firjan também contou com a participação da analista de Projetos do Sistema Firjan, Lueny Costa.

O empresário Paulo Juris da Macahe Motor e membro do Comitê Gestor da Rede Petro-Bacia de Campos, o desenvolvimento do fórum técnico e do debate na Protection Offshore é de suma importância e só vem a somar. “Seria importante e tudo aponta para que tenhamos também um fórum específico sobre Inovação Tecnológica, devido à proporção do vazamento no Golfo do México que nos leva a repensar o SMS. Um dos aspectos mais importantes é que o uso dos espessantes químicos utilizados nessa operação de contenção do vazamento no Golfo, agride mais ainda o ambiente marinho. Por isso, haverá uma tendência para a utilização de produtos mais naturais e menos tóxicos e menos nocivos ao meio ambiente, principalmente à flora e a fauna marinha. Um dos grandes problemas da utilização dos espessantes é que eles provocam a quebra de moléculas e afundam o petróleo, havendo uma necessidade ainda maior na remediação do problema”, pontuou.

De acordo com Juris, devido às exigências de SMS estabelecidas pela Petrobras no Brasil, não ocorreria um problema assim na costa do país. “Pelo menos nas perfurações feitas pela Petrobras, não haveria este tipo de problema”.

A Protection Offshore 2010, terminou nesta quinta-feira e teve como tema nesta edição “A Importância do SMS nas Operações Offshore”. O evento foi realizado na Cidade Universitária e organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e secretaria de Educação. Nesta edição, a Protection foi focada na Conferência com o objetivo de promover o debate na busca da aplicação das boas práticas internacionais nas áreas de proteção ambiental, saúde, segurança e responsabilidade social. Com a participação de representantes do governo, agências reguladoras e indústria, a Conferência contou com palestras, além de sessões técnicas sobre Saúde, Segurança Operacional, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

A previsão é que a Onip divulgue a expectativa de volume de negócios da Rodada nesta sexta-feira (23).