logo

Rodeio levanta a arena no Parque de Exposição

27/07/2012 12:09:00 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Ana Chaffin

Apresentações seguem até o domingo, com início às 21h30.

Emocionante e dinâmica. Assim está sendo a disputa de mais uma etapa da Liga Nacional de Rodeios, que está acontecendo na programação da Expo Macaé 2012. A arena montada no Parque de Exposições recebeu peões em busca uma vaga para a final do campeonato, que acontecerá em agosto, na Festa do Peão de Barretos. As apresentações seguem até o domingo, com início às 21h30.

Barretos é o berço do rodeio brasileiro. Lá foi realizado, em 1956, o primeiro evento do gênero na América Latina. Parte da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos foi trazida para a cidade, através dos 28 competidores do Mato Grosso do Sul, de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, que em apenas oito segundos precisam mostrar coragem, força e preparo físico.

Na noite desta quinta-feira (26), o mais bem preparado foi Jeferson Aparecido Rochi, que fechou a primeira avaliação na frente dos outros competidores, com 88,5 pontos. Esses pontos serão acumulados até domingo e a colocação dessa etapa será decisiva para a final.

Além dos peões que se apresentaram ontem, Felipe Josino, um macaense amante de rodeio, se inscreveu e pôde se apresentar junto com os outros competidores. Ele foi elogiado pelo comentarista de Rodeio, Kaká de Barretos.

Para que uma cidade qualifique-se como etapa da LNR (Liga Nacional de Rodeio) o evento deve atender inúmeros padrões técnicos e de qualidade determinados pelos organizadores. A Prefeitura de Macaé todo ano atende às determinações e traz para a cidade os peões que competem no mundo todo.

Os bons tratos aos animais é fator determinante para uma etapa, já que ele também é avaliado durante a competição. Quanto mais movimentos o animal faz, maior é o grau de dificuldade que o peão enfrenta na montaria. Os juízes só avaliam o competidor que permanecer por oito segundos com o animal.

De acordo com Kaká de Barretos, esse tempo é suficiente para o peão mostrar o que sabe. “Para nós o tempo é curto, mas para quem está na competição, é uma eternidade”, comentou ele. A festa continua no Parque de Exposições Latiff Mussi, em Macaé até domingo (29), com entrada franca.


Fotos Relacionadas