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Rodovia Norte-Sul receberá o primeiro corredor do BRS em Macaé

15/08/2013 17:07:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação

Corredores especiais para ônibus pretendem reduzir os congestionamentos

A Prefeitura de Macaé implantará a primeira faixa do Bus Rapid Service (BRS) no município na Rodovia Norte-Sul, que começou a receber a pintura da sinalização esta semana. O BRS é uma sigla inglesa para designar um serviço de ônibus rápido, caracterizado por um corredor expresso com faixa preferencial para este tipo de veículo. Denominado “Corredor Sul”, a faixa do BRS visa dar mais agilidade ao sistema de transporte coletivo, além de reduzir os engarrafamentos. A ação é coordenada pela secretaria de Mobilidade Urbana.

A faixa terá sete quilômetros de extensão, iniciando na Fazenda Mutum até a RJ-106, no bairro Imboassica. No trecho haverá três abrigos de ônibus, a fim de atender os bairros Fazenda Mutum, Jardim Guanabara e Vale dos Cristais. Os dias e horários de validade do BRS estão sendo definidos junto à subsecretaria de Transporte. Além de promover o avanço na circulação do transporte coletivo, favorecendo o deslocamento individual, o BRS permitirá ainda melhorias para os operadores do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

- Os corredores especiais para ônibus pretendem reduzir os congestionamentos e melhorar a dinâmica operacional do transporte público, o que vai gerar uma redução nos tempos de deslocamento (tempo de viagem) dos usuários do Sistema Integrado de Transporte – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.

De acordo com estudos preliminares, com a implantação de faixas preferenciais para ônibus na Rodovia Norte-Sul, a previsão é de que o tempo das viagens para os usuários do Sistema Integrado de Transporte se reduza em 30% com relação ao que leva atualmente. E as avaliações serão feitas periodicamente após a implantação do BRS, com expectativa de que este tempo de viagem se reduza, gradativamente, a 40% e, posteriormente, a 50%.

- A previsão para o BRS-Fase 1 entrar em funcionamento está atrelada ao término da obra e implantação de toda a sinalização horizontal, vertical e semafórica necessária ao longo da via. Esperamos que no mês de setembro já se tenha condições reais de funcionamento do BRS - explicou o subsecretário de Trânsito, Julio Mangueira.

Após o “Corredor Sul”, será iniciada a segunda fase, denominada “Corredor Norte”, na RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), entre Imboassica e Fazenda Mutum. A implantação neste trecho acontecerá após a conclusão das obras e posterior implantação da devida sinalização.

Uma outra faixa preferencial para ônibus está em fase de estudos das interferências para a elaboração do projeto BRS-2, que, inicialmente, também seria subdividido em duas fases. Após esta etapa, se confirmada a viabilidade do projeto, pretende-se implantar este corredor expresso no eixo da Rodovia Amaral Peixoto, no trecho entre o 32º Batalhão de Polícia Militar, na Barra, e a Praça Veríssimo de Mello, no Centro.