Rondas ambientais zelam pelo defeso de espécies protegidas

15/03/2006 16:54:23 - Jornalista: Marilene Carvalho

A pesca do camarão rosa está proibida desde o dia 1º de março e só estará liberada a partir do dia 31 de maio. Garantido por lei, o período de defeso visa à reprodução e desenvolvimento da espécie. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Coordenação de Fiscalização e Controle Ambiental, está realizando rondas em pontos estratégicos da cidade como a Lagoa de Imboassica e o Mercado de Peixes.

Durante a primeira ronda oficial pertinente ao defeso, na terça-feira, os fiscais apreenderam duas redes de espera na lagoa. O material foi recolhido e levado para a Secretaria de Meio Ambiente. Além da pesca amadora estar proibida em lagoas marginais, as medidas da malha de uma das redes apreendidas estavam fora do tamanho especificado na Instrução Normativa nº 47, de 27/10/05, assinada pela ministra de Meio Ambiente, Marina Silva. O dia 1º de março marca também o início do defeso da lagosta, das espécies vermelha e cabo verde que não poderão ser capturadas ou comercializadas até o dia 30 de abril.

A equipe de Fiscalização e Controle Ambiental trabalha diariamente checando as denúncias oferecidas pela população sobre qualquer agressão cometida contra o meio ambiente. Ainda nesta terça-feira, os fiscais recolheram dois periquitos rico (Brotogeris tirica) que seriam vendidos sem nota fiscal, em pleno calçadão da av. Rui Barbosa. O homem que tentava vender os pássaros evadiu-se do local após receber a notificação para pagamento da multa de 960 URMs, no valor aproximado de R$ 1.500. As aves foram levadas para a Secretaria de Meio Ambiente, onde passaram por uma triagem antes da soltura no habitat natural.