Foto: Maurício Porão
estudantes de medicina atuando no projeto
O VI Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, uma parceria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica e do Hospital Público de Macaé (HPM), aconteceu por toda a manhã, deste sábado (18). Esta é a terceira vez que Macaé participa.
As 21 crianças internadas ontem (17), entre elas o Artur, de um ano e nove meses, e o Leonardo, de 12 anos, foram recebidas na enfermaria pediátrica com recreação, oficina de pintura, contação de histórias, lanche especial e palestra sobre higiene bucal.
De acordo com o cirurgião pediátrico e coordenador do Centro Cirúrgico do HPM, Irnak Marcelo, serão atendidos 21 pacientes nessa mobilização. Além da equipe do Hospital participaram do mutirão, profissionais voluntários e acadêmicos de medicina da UFRJ que atuaram como assistentes.
- A ação se faz importante principalmente por três questões: primeiro atender uma demanda real da cidade; segundo, dar visibilidade a este tipo de cirurgia, a pediátrica, pois aqui no HPM somos uma referência, uma vez que somos 10 profissionais especializados. E um terceiro motivo, muito importante, é sensibilizar as pessoas para o voluntarismo. Nenhum de nós recebe por estas cirurgias do Mutirão – enfatiza o médico.
Este ano, além do HPM, participam desta ação outros 34 hospitais por todo o país. O Mutirão Cirúrgico é realizado no mesmo dia em todo o país e todas as crianças foram encaminhadas pela rede de saúde pública dos municípios.