logo

Sala do Empreendedor oferecerá atendimento unificado

07/02/2013 18:21:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Érica Ferreira

Reunião visa o planejamento da sala do empreendedor

Gestores do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) se reuniram na manhã desta quinta-feira (7) para o planejamento da Sala do Empreendedor. O novo espaço oferecerá atendimento unificado, agilizando a legalização de empresas instaladas em Macaé.

Segundo o novo governo, a implantação da Sala do Empreendedor será um grande avanço para o município que, por apresentar um acelerado crescimento, têm diversas empresas funcionando na ilegalidade devido à burocracia do processo de abertura que pode ultrapassar dois anos.



As reuniões no Fumdec para criação da Sala do Empreendedor tiveram início durante o governo de transição, também com a contribuição da Associação Comercial. Sua importância foi lembrada em reunião do Conselho Municipal da Firjan, na última quarta-feira (6). Para a nova gestão, essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento econômico e social local, porque dará transparência e eficiência aos procedimentos.



A Lei 3915, de 8 de novembro de 2012, que trata da simplificação dessa metodologia, contribuirá para a implementação da Sala. Contudo, está prevista a inclusão efetiva em seu texto da criação da Sala do Empreendedor. Esse espaço será anexo às dependências do Macaé Facilita, na Barra de Macaé, que será reestruturado.



As Salas do Empreendedor, ao modelo do Sebrae de gestão eficiente, oferecerá os serviços da Junta Comercial, dos Bombeiros Militares, de cartório, do Setor de Posturas da Secretaria de Fazenda e ainda das Secretarias de Ambiente e Obras, entre outros. Esses órgãos operacionalizarão os procedimentos necessários aos processos, além de planejar a gestão setorial e executar suas atribuições. Enquanto às Salas caberão os serviços de ponta, ou seja, atendimento, orientação, encaminhamento e prestação de informações.



Agentes de empreendedorismo, que serão capacitados, vão contribuir com o atendimento nas Salas. Também na pauta da reunião esteve a apresentação do mapeamento interno de processos para avaliação de financiamento pelo Fumdec.


Fotos Relacionadas