Fundo de Quintal é a atração de sábado
Os moradores da Barra receberão neste final de semana o Fest Verão Macaé 2011 através de vários nomes de grupos consagrados de um dos ritmos mais apreciados no Brasil: o samba. A animação já começa a esquentar hoje as areias da praia do bairro, próximo ao Iate Clube, com as bandas locais Swing Explosão e Pega Nada, a partir das 22h. No sábado (5) tem o show empolgante do grupo Fundo de Quintal e no domingo (6) a festa continua com o pagode do grupo Revelação, ambos também às 22h.
O grupo de samba Fundo de Quintal foi formado no final da década de 1970, a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, da cidade do Rio de Janeiro, se tornando uma referência original no subgênero pagode. Composto principalmente por sambistas da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, Ademir Batera, Cléber Augusto, Ronaldinho, Sereno, Bira Presidente e Ubirany, o grupo se caracterizou por usar instrumentos - até então pouco comuns em rodas de samba - como o banjo, o tantã, o repique de mão e o repique-de-anel.
Os sambistas, que têm como "madrinha" a cantora Beth Carvalho, já gravaram vários álbuns, alguns deles discos de Ouro e Platina, em destaque para os sucessos: "A Batucada dos Nossos Tantãs", "E Eu Não Fui Convidado", "Boca Sem Dente", "Ô, Irene", "O Show Tem Que Continuar", "Do Fundo do Nosso Quintal", "Só pra Contrariar", "Miudinho", "Bebeto Loteria", "Não Vai na Conversa Dela", ""Vai Lá Vai Lá"", "Parabéns pra Você", "Andei, Andei", "Malandro Sou Eu" e "Tô Que Tô”.
Outro grupo carioca que se apresentará no Fest Verão na Barra, é o Grupo Revelação, que com a ajuda de João Carlos Silva Filho, gerente artístico da Rádio FM O Dia, o alcançou as camadas mais populares dentre os ouvintes do Rio de Janeiro, trilhando o caminho para o sucesso de seu primeiro disco – “Revelação”, de 1999, lançado pela BMG. O disco conta com a participação de
alguns dos integrantes do Kiloucura, além de uma regravação de “Zé do Caroço”, canção de Leci Brandão.
Formado pelos sambistas Xande de Pilares - Voz e Cavaco; Mauro Júnior - Banjo e Voz; Rogerinho - Tantã e Voz; Sérgio Rufino - Pandeiro e Voz; Beto Lima - Violão e Voz; Artur Luís - Reco-reco e Voz; o grupo trará em sua bagagem para Macaé antigos e novos sucessos dos álbuns desde o início de sua carreira como, Revelação (2000); Nosso Samba Virou Religião (2001); Ao Vivo – Olimpo (2002); Novos Tempos (2003); Ao Vivo - Na Palma da Mão (2004); Maxximum (Edição Comemorativa), de 2005; Velocidade da Luz (2006); Aventureiro (2008); Ao Vivo no Morro (2009); e o último lançado em 2010, Ao Vivo no Morro 2.
Confira a programação
A caravana musical do Fest Verão Macaé continua em ritmo acelerado no próximo fim de semana na Lagoa de Imboassica, na sexta-feira, dia 11 de fevereiro, com duas bandas locais a partir das 19h. No sábado (12), o show é com o grupo Bossa Cuca Nova, no lugar do show da banda Natiruts, que foi transferido para o dia 20 juntamente com a banda Restart às 22h, na praia dos Cavaleiros. Já no domingo (13) é a vez da simpatia e bahianidade de Gilberto Gil tomar conta do palco oficial a partir das 19h.
Ainda na praia dos Cavaleiros, na sexta-feira (18) tem show com bandas locais, a partir das 21h. Já no sábado (19), o público contemplará todo o talento e charme de Ana Carolina, no palco oficial. A última semana do Fest Verão encerra em Glicério, região serrana de Macaé. Na sexta-feira (25), tem show com bandas locais; no sábado (26), o som do reggae toma conta através do som de Tribo de Jha e Dom Luiz Rasta, a partir das 22h; e no domingo (27) a programação fecha com chave de ouro com grande show do cantor Zé Ramalho.