logo

Sana: festa reúne milhares de pessoas

12/07/2010 11:46:50 - Jornalista: Catarina Brust

A tradicional Festa do Sana, realizada neste fim de semana (09, 10 e 11) reuniu cerca de cinco mil pessoas durante os dias do evento. A programação variada garantiu o sucesso do IV Arraia do Sana. O parquinho infantil, touro mecânico, show de música sertaneja e forró, bingo e a brincadeira do pega porco fizeram a alegria de crianças, jovens e adultos. O evento foi organizado pela Associação de Moradores do Sana (AMS) e Rádio 101, com apoio da prefeitura de Macaé.

O presidente da AMS, Josué José Bohrer, observou que o principal objetivo da festa é trazer de volta as raízes. “O evento acontece há vários anos e era uma festa em que a comunidade participava maciçamente, o que fazia dela característica e autêntica. É isso que nós queremos resgatar: unindo atrações para a comunidade local e turista que visita o sexto distrito serrano”, informou. A festa do Sana contou com a presença dos vereadores Luiz Fernando Pessanha e Paulo Paes Filho, da subsecretária de Serviços Públicos, Carla Pimentel, do locutor da Rádio 101, Zezé Abreu, do coronel do 32º Batalhão de Polícia Militar, Alnyr Ribeiro, entre outras autoridades.

A festa do Sana teve todo o suporte necessário para sua realização, com apoio fundamental das secretarias de Turismo Esporte e Lazer, do Interior, de Serviços Públicos, de Trabalho e Renda, de Saúde, de Educação, de Meio Ambiente; Postura; Empresa Municipal de Obras Públicas (Emopi); Câmara Municipal; Polícia Militar; Coordenadoria de Defesa Civil; Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec); Mobilidade Urbana (Mactran); Guarda Municipal e Supermercado Avenida.

Na sexta-feira (9), quem abriu o show da noite foi o cantor Lian seguido pelo show de Forró Pé de Serra. No sábado (10), a apresentação da Academia Samara Jardim fez sucesso entre o público (que participou também das danças no palco). Em seguida, quem subiu ao palco foram Armandinho e o cantor sertanejo Glauco Zulo. No domingo (11), o cantor sertanejo Almir Galvão encerrou a festa. A tradicional cavalgada saiu de Glicério no sábado pela manhã e chegou ao Sana no início da noite, reunindo centenas de cavaleiros.

No domingo (11), além do futebol infantil, juvenil e veterano, a tradicional brincadeira do pega porco reuniu centenas de espectadores no campo de futebol. Setenta e seis homens e mulheres se inscreveram para a brincadeira. As mulheres largaram na frente para ver quem pegava primeiro o porco, depois, foi a vez dos homens disputarem acirradamente a conquista do pequeno animal de cerca de 20 quilos.