O Encontro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Comunitário acontece até domingo (5), no distrito do Sana. O evento, organizado pela Ong Pequena Semente com apoio da prefeitura, inclui exposição de artes, peças de teatro, trilhas, mostra de vídeo, entre outras atividades. O objetivo principal é despertar principalmente nas crianças e adolescentes a importância da preservação do meio ambiente da sua localidade.
De acordo com informações do diretor executivo do Grupo de Defesa Ecológica “Pequena Semente”, Hugo Nunes, as atividades estão sendo desenvolvidas na base Operacional da Secretaria Municipal de Ambiente (Semma) e na Escola Municipal do Sana.
- As atividades estão sendo realizadas a partir das 8h e vão até às 18h e podem ser visitada por qualquer pessoa. Estamos tendo exposição de artes, onde foram utilizados materiais retirados do lixo. É um trabalho muito interessante realizado pelo monitor Berimbau, contou.
Ele acrescentou ainda serão realizadas oficinas de reciclagem utilizando garrafas pet, caixas de leite, latas de refrigerante e de cervejas, entre outros materiais que podem ser reciclados e, dessa forma segundo Hugo, proporcionar uma conscientização e ensinar as pessoas que muitos produtos descartados indevidamente no lixo podem ter sua utilidade quando bem aproveitados.
O diretor informa ainda que será apresentada uma peça de teatro que tratará sobre o Rio Sana, destacando a importância da sua preservação.
- Teremos também a trilha sensorial, onde os participantes terão seus olhos vendados e poderão ter a oportunidade de sentir e reconhecer espécies da Mata Atlântica pelo aroma e pelo tato. Será um momento muito interessante, destacou.
Neste sábado e dominho, as atividades serão realizadas no espaço Cria Sana, com mostra de vídeos ambientais, oficinas de sensibilização para crianças e adolescentes, com o tema: “Como posso Contribuir com o Meio Ambiente” e teatro na rua. Hugo Nunes conta ainda que será realizada uma limpeza das trilhas do Sana até a pedra do Peito do Pombo com a participação do Grupo de Escoteiros.
- O grupo de escoteiros do mar do 115º Machaé estará presente no evento contribuindo na limpeza das trilhas, mostrando dessa forma que estamos imbuídos nos eventos realizados não só por nós, mas também, os que são importantes para a sociedade, ressaltou o coordenador escoteiro para o Norte e Noroeste Fluminense, Antonio Felipe Gonçalves, que também presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Encontro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Comunitário no Sana conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ambiente(Semma), União dos Escoteiros do Brasil, e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.