Foto: Ana Chaffin
Haverá dois percursos em evento que promove turismo e estimula prática de exercício físico
Divulgar as belezas da região serrana e promover um teste de superação para o bem-estar e a realização dos competidores. Isso é o que promete a prova de Maratona Bike Sana XCM, que será realizada no sexto distrito do Sana, neste domingo (12). Até esta terça-feira (7), havia cerca de 200 inscritos de Macaé, Cabo Frio, Niterói, Nova Friburgo, Campos e outras. A organização do evento é um trabalho da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), com apoio da Secretaria de Esportes.
A concentração dos ciclistas será no Centro do Sana, na Rua da Grama, às 9h. Haverá dois percursos: um de 30 quilômetros, que sairá de lá, indo em seguida à Cabeceira do Sana, depois Frade, Boa Alegria, Jaqueira e Sana; o outro percurso tem 53 quilômetros, parte do Sana, seguindo por Cachoeiros de Macaé, Bicuda Pequena, Boa Alegria, Jaqueira e Sana. As duas provas valerão para o ranking estadual de maratona em Mountain Bike. Durante os percursos haverá pontos hidratação para os competidores.
São 28 categorias, dentre elas Elite Masculino e Feminino, Veteranos, Duplas e outras. Para participar, os interessados devem inscrever-se pelo site www.multiploseventos.com.br. A inscrição custa R$ 100. Todos ganharão medalhas pela participação, mas os cinco primeiros colocados contarão com R$ 2,5 mil a serem distribuídos entre eles.
Para o organizador do evento, o diretor de projetos da Fecierj, Décio Viana, o Moutain Bike é uma válvula de escape do dia a dia. "Nestas provas de superação, os competidores se realizam e desfrutam de um turismo esportivo e ecológico", afirma.
Ele ainda conta que o distrito do Sana é o lugar ideal para a prática desse esporte, pois dispõe de trilhas e estradas de fácil acesso, com cenários montanhosos deslumbrantes. "Quarenta por cento dos competidores são federados e 60% são amadores", completa.