logo

Saneamento fiscaliza denúncia de despejo irregular de esgoto

27/07/2018 19:16:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

Foram realizados testes no local e nenhuma irregularidade foi detectada

 A Secretaria Adjunta de Saneamento realizou, nesta sexta-feira (27), ação conjunta para fiscalizar denúncia de possível despejo irregular de esgoto sanitário na Praia Campista. No local, foi verificada a ligação da caixa de inspeção de esgotamento e de águas pluviais do imóvel, localizado na Avenida Atlântica. Foram realizados testes e nenhuma irregularidade detectada. Os trabalhos contaram com a presença da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Adjunta de Obras e da concessionária dos serviços de esgoto, a BRK Ambiental.

 De acordo com o responsável pelo setor de fiscalização da Secretaria Adjunta de Saneamento, Rodrigo Mariano, os testes foram realizados por meio de apontadores de rede, uma espécie de corante fluorescente orgânico e biodegradável que, ao lançar no vaso sanitário, por exemplo, em poucos minutos é possível verificar se há ou não irregularidade na ligação das caixas de inspeção sanitária e de águas pluviais.

- Verificamos em todas as instalações da área comum do prédio e detectamos que a ligação interna do imóvel ao sistema público de esgoto foi realizada adequadamente. O aspecto turvo da substância encontrada na areia da praia não é esgoto, mas sim, fruto de processo de degradação de matéria orgânica, como folhas, por exemplo. A água da chuva não vem sozinha, ela traz as substâncias encontradas no solo para dentro da caixa - explicou Mariano.

Na próxima semana a limpeza da rede de drenagem do local será realizada pela Secretaria Adjunta de serviços Públicos.

Para denúncias ou solicitações, a população pode entrar em contato com a Secretaria Adjunta de Saneamento por meio do telefone 2762-8077.


Fotos Relacionadas