Em um ritmo frenético, a Escola Municipal de Dança Bertha Rosanova da Fundação Macaé de Cultura, fundada há menos de quatro meses, entra em contagem regressiva para sua apresentação de fim de ano. Subirão ao palco , pela primeira vez, 170 bailarinas, levando toda magia, e emoção ao espetáculo “Um Sonho de Natal”, cuja direção é da própria diretora da escola, a bailarina e maitre, Francini Nogueira.
O espetáculo vai ser apresentado nesta quarta-feira (14/12) no auditório da 2ª Igreja Batista de Macaé, às 19 horas. Com entrada gratuita, contará com a presença das turmas de balé clássico, desde Baby Class, Pré-Ballet, Preliminar I, Preliminar II, Básico I, Adulto I e Adulto II.
Recém-nascida, a Escola de Dança já possui 300 alunos e uma fila de espera de mais de 600, o que demonstra que valeram a pena toda a mobilização e empenho da presidente da Fundação de Cultura, Sheila Polly, para que Macaé tivesse uma escola municipal de alto nível.
- Somos a segunda escola de dança pública profissionalizante do estado do Rio de Janeiro. Desde que fui nomeada gestora de cultura, luto por este legado para Macaé, pois a carência era nítida. Estou muito feliz com o resultado e, ao mesmo tempo, ansiosa para que no próximo ano possamos atender a demanda que a cada dia cresce mais”, afirmou Sheila.
Ela justifica que a ausência de alguns alunos na apresentação se deve ao fato de que uns não podem por motivos particulares e outros por serem muito novatos. “Esta é uma escola de formação de dança, logo temos que zelar pela parte pedagógica, cultural e artística, pois muitos podem se profissionalizar a partir daqui. Temos um trabalho árduo, já que a disciplina, a postura e a atitude fazem parte de um bailarino; logo, temos vários conceitos a serem passados e cumpridos por ambas as partes”, observa a presidente da Fundação.
Um Sonho de Natal
De acordo com Francini, o espetáculo foi inspirado no tradicionalíssimo clássico “O Quebra Nozes”, ambientado numa noite de Natal, com um clima de mistério e encantamento a que este dia remete. A história conta o sonho de Clara em ganhar um boneco e com ele chegar ao Reino dos Sonhos. Após conseguir, ela é recebida pela Fada dos Sonhos e seu príncipe, que brindam sua chegada com um lindo pas de deux (bailado executado por um casal de bailarinos). Em seguida convocam a todos do Reino para um grande espetáculo.
A diretora ressalta que todas as músicas são do balé “O Quebra Nozes”, do compositor Pior Ilich Tchaikovsky e todo figurino foi doado pela Fundação.
Programação
1- Anjos
2- Pajens
3- Pas de Deux da fada dos Sonhos e seu Príncipe
4- Pérolas – Baby Class
5- Pas de Deux
6- Bonecas
7- Solo Mirlitons
8- Bombons
9- Espanholas
10- Estrelinhas
11- Pas de Deux
12- Presentes
13- Guirlandas e Presentes
14- Valsa das Flores
15- Pas de Deux do repertório clássico Quebra Nozes
16- Gran Finale